Na próxima sexta-feira (19) começa o feriado de Semana Santa e Cabo Frio espera que cerca de 120 mil visitantes vão escolher o município para passar os dias de recesso, que também inclui o feriado estadual de São Jorge, no dia 23, terça-feira. Segundo a Associação de Hotéis da cidade, a taxa de ocupação dos estabelecimentos para o período é de 85%, com expectativa de acréscimos até o início do feriado. Já o Cabo Frio Convention & Visitors Bureau prevê ocupação de 90% dos hotéis associados. Para o Terminal Municipal de Ônibus de Turismo é esperada lotação máxima entre ônibus, microônibus e vans.
“Nesse feriado esperamos uma grande quantidade de turistas paulistas, vindos através de um estande de vendas Agaxtur no Shopping Eldorado, na zona oeste da cidade de São Paulo. Esse estande foi uma parceria público-privado com o Cabo Frio Convention & Visitors Bureau. Trabalhamos o turismo de Cabo Frio com o conceito de parceria e assim iremos fomentar o nosso setor”, afirmou o secretário de Turismo, Radamés Muniz.
Programação de eventos
A agenda de eventos está recheada de atividades para todos. Na quinta-feira (18) acontece a segunda edição do projeto Pôr do Sol Histórico na Praia do Siqueira. O evento reúne história, música e poesia com o pôr do sol cinematográfico da Lagoa de Araruama. A concentração acontece às 16h30, em frente à Capela de São Pedro.
Também na quinta-feira (18) começa o Tamoios Moto Show, ao lado do Ginásio Poliesportivo João Augusto, em Tamoios. A festa acontece até o sábado (20). Na quinta e sexta a programação será das 15h às 22h30. Já no sábado o evento será das 15h às 22h30.
Ainda no sábado (20), acontece a Feira Aldeia Criativa das 15h às 20h, na Fonte do Itajuru, com participação de cerca de 50 expositores de segmentos variados. No mesmo dia, às 10h, na altura da Praça da Cidadania, o grupo de avivamento Reino de Deus promove o Abraço à Praia do Forte. Também na Praia do Forte acontece a primeira etapa do Circuito Top Surf, no sábado e no domingo. Já na terça-feira (23), tem a tradicional festa de São Jorge promovida pela Igreja Apostólica Católica Brasileira de Cabo Frio, na Rua Francisco Mendes, em Cabo Frio.
Atividades religiosas celebram a Semana Santa
A programação de missas e procissões da Semana Santa acontece até o próximo domingo (21). Nesta segunda (15), às 19h, haverá missa seguida da Procissão do Fogaréu, que tem origem na Espanha e hoje acontece em várias cidades do país como Goiás e Petrópolis. A procissão irá relatar a perseguição e prisão de Jesus antes de sua morte. As reflexões da procissão acontecerão em frente à Matriz Auxiliar, Matriz Histórica, Praça Porto Rocha, Rua Érico Coelho e Largo do Convento Nossa Senhora dos Anjos.
Pela primeira vez, a Via Sacra solene será realizada na Terça-feira Santa (16). Às 19h30, o exercício espiritual será realizado pelas ruas do Centro.
Na Quarta-feira Santa (17) às 19h, haverá missa na Matriz Auxiliar, seguida pela Procissão de Nossa Senhora das Dores, que reflete as sete dores de Maria. Na Quinta-feira Santa (18), às 20h, na Matriz Auxiliar, será a Santa Missa da Ceia do Senhor – Lava-pés – e transladação do Santíssimo Sacramento para Matriz Histórica. À meia-noite, haverá o Ofício de Trevas e a partir de 1h continuará a Vigília Eucarística durante toda madrugada.
Na Sexta-feira Santa (19), às 9h, acontece a Procissão do Encontro de Nossa Senhora das Dores e Nosso Senhor dos Passos, que saem simultaneamente da Capela de Santa Izabel e do Convento Nossa Senhora dos Anjos. Às 15h, será a celebração da Paixão do Senhor e às 17h, as Sete Palavras de Cristo na Cruz e a Procissão do Senhor Morto. No Sábado Santo (20), às 19h, será a Missa da Vigília Pascal seguida da procissão da Ressurreição. No domingo de Páscoa (21), as missas acontecem às 10h, 18h e 20h.
Para que a programação aconteça tranquilamente, o trânsito da área central da cidade terá intervenções durante as procissões. Todos os trajetos serão acompanhados por agentes da Guarda Municipal, que farão o ordenamento das vias durante as celebrações. Não haverá fechamento prévio das ruas e todas as vias serão liberadas logo após o término das procissões.