Unidade do Centro de Triagem , que oferece atendimento para o Covid-19 terá novo horário de funcionamento no Natal e Ano Novo
Moradores de Rio das Ostras que sentirem sintomas relacionados ao Covid-19 deverão estar atentos ao horário de funcionamento do Centro de Triagem nos dias de Natal e Ano Novo. A unidade do Extensão do Bosque funcionará com horário especial para atender a população neste período.
O Centro funcionará, excepcionalmente, nos dias 24 e 31 de dezembro, das 8h às 18h, e nos dias 25 de dezembro e primeiro de janeiro, das 13h às 20h.
A prefeitura reforçou que, assim como em outros municípios da região, o cenário é bem crítico e é preciso muita cautela no atendimento aos casos suspeitos da Covid-19 e a Cidade não pode deixar de atender também nesse momento.
Os casos com sintomas mais graves são encaminhados ao Pronto-Socorro, que agora tem atendimento total destinado para Covid-19. As gestantes também são atendidas no Pronto-Socorro. Já as crianças que apresentam sintomas devem ser levadas ao Hospital Municipal, para que sejam consultadas, primeiramente, com um pediatra.
Segundo dados da secretaria de saúde, de setembro até o último domingo, dia 20, o Centro de Triagem registrou 9.229 atendimentos, com um aumento de quase 50% entre outubro e dezembro, sendo 6.605 notificações de síndrome gripal, que são considerados como casos suspeitos da doença.
Quanto ao número de remoções para o Pronto-Socorro, que é referência em Covid-19 no Município, 145 pessoas foram encaminhadas à unidade neste período. Durante esses últimos quatro meses, foram realizados 5.493 testes no Centro de Triagem, entre testes rápidos e de Swab.
O subsecretário de Atenção Básica e Vigilância em Saúde de Rio das Ostras, Eduardo Faria, diz que o momento é de muito trabalho, pois a elevação dos casos é uma realidade, mas que a colaboração da população também é fundamental nessa luta contra o vírus.
“A luta é grande e nossa equipe vem trabalhando sem parar, para oferecer um acolhimento às pessoas que chegam à unidade da melhor forma possível. Mas é importante que os cidadãos continuem seguindo as orientações sanitárias para conseguirmos frear esse avanço da Covid-19, respeitando o isolamento social, evitando aglomerações, fazendo higienização das mãos com água e sabão ou álcool 70% e o uso obrigatório de máscara em todo lugar público”, ressaltou Eduardo.