Recursos destinados ao censo foram reduzidos na tramitação do Orçamento no Congresso Nacional. Provas já foram adiadas
Após a publicação do plano orçamentário de 2021, divulgada pelo governo federal nesta sexta-feira (23), o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE) notou que a verba destinada para a realização do censo demográfico de 2021 foi reduzida.
Os recursos destinados à pesquisa foram cortados de R$ 71 bilhões para R$ 2 bilhões na tramitação do Orçamento no Congresso Nacional. De acordo com o Secretário Especial de Fazenda do Ministério da Economia, Waldery Rodrigues, o orçamento 2021 não traz recursos para a realização do censo.
Com isso, o IBGE já anunciou que a pesquisa demográfica será adiada e cancelou as provas do concurso que trazia mais de 204 mil vagas temporárias em todo o Brasil.
O Censo é realizado a cada 10 anos e, originalmente, estava previsto para ocorrer em 2020. A pesquisa foi adiada para este ano por conta da pandemia de covid-19 e, agora, pode ficar para 2022 ou até para 2023, por conta do tempo necessário para os preparativos do levantamento.
Segundo a assessoria do Instituto, o IBGE anunciará as orientações sobre o processo seletivo dos censitários – Agente Censitário Municipal (ACM), Agente Censitário Supervisor (ACS) e Recenseador – assim que for possível.