Depois de anos de reivindicações e espera, o bairro Cem Braças, em Búzios, finalmente está prestes a ter rede separativa de esgoto. A iniciativa, resultado de uma parceria entre a Prefeitura e a Prolagos, concessionária responsável pelo saneamento básico na região, começará após o Carnaval. A obra terá cerca de 4 km de extensão, beneficiando diretamente 1.400 moradores do bairro e indiretamente milhares de frequentadores das praias de Manguinhos e Rasa.
Segundo o prefeito Alexandre Martins, o projeto será realizado com a Prefeitura fornecendo tubulação obtida por meio de medida compensatória e a Prolagos ficando responsável pela mão de obra. Martins informou ainda que o município aproveitará a intervenção para reurbanizar o bairro, com padronização de calçadas e ruas, melhorando a mobilidade urbana e a qualidade de vida dos moradores.
A concessionária explica que cronograma da obra foi cuidadosamente planejado em conjunto com a Prefeitura para evitar impactos significativos na rotina dos moradores e turistas durante a alta temporada. A previsão é que os trabalhos sejam concluídos em setembro deste ano.
Saneamento como ferramenta de saúde e preservação
A implantação da rede separativa é uma medida há muito esperada e que visa resolver um dos maiores problemas de Cem Braças: a contaminação do canal do bairro, que, em dias de chuva, deságua na Praia de Manguinhos. Esse fluxo impacta diretamente a balneabilidade tanto de Manguinhos quanto da Praia Rasa, prejudicando a saúde de moradores, o turismo e a vida marinha. Com a separação da rede de esgoto, que então são destinadas diretamente para a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) localizada no bairro São José, espera-se reduzir significativamente as ligações clandestinas que ainda lançam resíduos inadequadamente no canal.
Tecnologia de Reuso na ETE Búzios – Na Estação de Tratamento de Água de Reuso, o efluente tratado na Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Búzios passa por um processo avançado de polimento. Esse tratamento inclui três etapas: filtração, para remover partículas maiores; ultra filtração, que elimina microimpurezas; e osmose reversa, garantindo um efluente de alta qualidade para reuso.
Uma luta de anos
A população de Cem Braças e ambientalistas de Búzios vêm pedindo soluções para o saneamento básico há mais de uma década. Em 2023, foram realizados avanços significativos, como a limpeza e manilhamento do canal e campanhas de conscientização para combater as ligações clandestinas. No entanto, a ausência de uma infraestrutura adequada sempre foi um obstáculo.
Com a chegada da rede separativa, as expectativas são altas. “Essa obra não é apenas uma melhoria local, mas um passo fundamental para garantir a preservação do nosso litoral e a qualidade de vida dos moradores”, destacou o prefeito Alexandre Martins à Prensa.