blank
Publicidade

10 passeios imperdíveis para fazer em Maricá

[views count='0' print='1']

Celso Athayde, CEO da Favela Holding, faz palestra de abertura do festival Cannes Lions e vai anunciar a Expo Favela Innovation de Paris e Lisboa

blank
Celso Athayde - foto O Povo Mais https://mais.opovo.com.br/
Empreendedor Social terá fala sobre a criação do “Favelês”, expressão criada por ele que hoje é usada para dar a dimensão do quanto o mercado precisa se aproximar do território se quiser entender sua linguagem
blank

O CEO do Grupo Favela Holding, holding social com mais de 20 empresas voltadas a ações nas favelas e periferias, e idealizador da Expo Favela Innovation, a maior feira de empreendedorismo e inovação social que conecta o morro e asfalto no mundo, Celso Athayde, terá uma agenda de compromissos na Europa, no mês de junho. O primeiro é a sua palestra na 70ª edição do Festival de Criatividade Cannes Lions, em Cannes, na Riviera Francesa, no dia 19 de junho, onde fará um discurso sobre um conceito criado por ele, o “Favelês”, explicando a linguagem da favela no mercado do empreendedorismo e do marketing ao lado do seu parceiro, Sérgio Gordilho, da agência África.

Outra agenda importante na Europa será no dia 19, quando Celso Athayde apresenta ainda em Cannes a Expo Favela Paris e alguns dos seus parceiros. O lançamento oficial será no espaço da Meta em Cannes (Meta Beach), parceira da holding e da CUFA há mais de 10 anos.

No dia 22, Athayde parte para Paris onde acontece o anúncio da feira que conectará os empreendedores das periferias de Paris e grande Paris, com investidores franceses. Esse será produzido pela Central Única Das Favelas local, organização que fundou no Rio de Janeiro há mais de 20 anos, e hoje está presente em diversos países.

Publicidade

Reconhecido como empreendedor Global de Inovação e impacto 2022 pelo Fórum Econômico Mundial, em Davos, Celso criou a frase “favela não é carência, favela é potência”, que vem sendo repetida por mais pessoas todos os dias, se tornando um mantra nas favelas.

“As favelas e periferias são espaços onde as pessoas vivem em desvantagem econômica e social em relação a outros grupos, entendo que se os problemas são globais as soluções também podem ser. Trazer nossas experiências para outras cidades é a prova de que as periferias são inovadoras por uma questão, inclusive, de sobrevivência. Passou da hora de olhar e investir nessa potência“, afirma Celso.

A CUFA, instituição presente em todos os estados do país, iniciou seu plano de expansão em 2021, já em setembro de 2015, a ONG já estava em 17 países e resolveu formalizar as suas existências através do Itamaraty, lançando em grande estilo seus compromissos globais que foram registrados no livro da ONU (Organização das Nações Unidas), em Nova York, contando com a participação de parceiros como: Unesco, TV Globo, London School Economic, META, Fedex, entre outros.

Mas não deve parar por aqui, Celso pretende realizar edições da maior feira de negócios de favela do Brasil em todos os países onde a CUFA está presente como forma de potencializar suas iniciativas, continuar exportando essa tecnologia social, conectando assim, as periferias das cidades com os empreendedores consagrados do asfalto. O lançamento em Paris terá a participação da Produtora Executiva da Expo Favela Paris, Karina Tavares. E a presença de duas empresas do grupo favela Holding, a Digital Favela, primeira empresa de micro influenciadores digitais de favelas do Brasil que será a responsável pela curadoria da feira em Paris, e a Favela Code, especializada em formação em tecnologia, e também responsável pela curadoria tecnológica da primeira edição feira.

A Digital Favela contará com a presença de dois cofundadores: Tiago Trindade e Guilherme Pierri, enquanto pela Favela Code estarão presentes os cofundadores: Carmela Borst e Fabrício Cardoso. Além é claro de, Preto Zezé, membro do conselho da CUFA Brasil.

“A Expo Favela Innovation já é um grande sucesso no Brasil, presente oficialmente no calendário de 21 capitais do país. Agora queremos espalhar o conceito da nossa feira ao redor do mundo.  Afinal já dizia o poeta Gog: “periferia é periferia em qualquer lugar”, explicou Celso Athayde, CEO do Grupo Favela Holding e idealizador da Expo Favela Innovation.

Biografia de Celso Athayde:

Celso Athayde nasceu na Baixada Fluminense, na região metropolitana do estado do Rio de Janeiro, mas foi na Favela do Sapo, na zona oeste do Rio, onde ele cresceu. Celso chegou a morar na rua em Madureira, zona norte do Rio. Foi lá onde ele se tornou camelô, e depois produtor cultural, no qual foi responsável por introduzir o baile charme do Viaduto de Madureira. Até hoje o ritmo é tocado nas favelas e periferias brasileiras.

No fim dos anos 90, fundou a Central Única das Favelas, a CUFA, instituição que busca mostrar a potência da favela que faz diversos movimentos sociais, e está presente em todos os estados do Brasil e em diversos outros países.

“Depois de consolidar a CUFA como uma instituição reconhecida em muitos países pelas suas atuações em favelas, chegou a hora de consolidar esse trabalho e avançar a agenda abrindo espaços para outras iniciativas brasileiras”, diz Celso Athayde.

Desde a pandemia, a CUFA tem se notabilizado por grandes ações de ajuda humanitária como as campanhas Mães da Favela, para auxiliar mães solo moradoras de favelas, a campanha Abrace Petrópolis, recolhendo alimentos não perecíveis, água potável, roupas, itens de higiene e materiais de limpeza, o Favelas com Yanomami, arrecadando as doações para a população e outros indígenas da região de Roraima que não conseguem ter acesso aos centros hospitalares, e S.O.S. São Paulo, que arrecadou doações para pessoas que sofreram as consequências das fortes chuvas na capital paulista.

Usando o futebol como grande fator de integração social, Celso criou a Taça das Favelas no Rio de Janeiro em 2012, maior competição entre favelas do mundo, onde atletas e moradores das diversas comunidades convivem harmonicamente nos dias dos jogos. Hoje o campeonato se expandiu para diversos estados do Brasil, quebrando recordes de públicos e audiência. Em 2022, realizou o sonho de fazer a primeira edição da Taça das Favelas Nacional em São Paulo, com transmissão ao vivo na TV aberta.

Em 2013, Celso Athayde fundou o grupo Favela Holding, a primeira holding social que conta com mais de 20 empresas voltadas a ações nas favelas e periferias. Algumas dessas empresas são o Data Favela, primeiro instituto de pesquisa e estratégias de negócios focado na realidade das favelas brasileiras, estudando o comportamento e o consumo do morador desses territórios, e também a Favela Filmes, empresa de audiovisual, responsável pela produção de todos os vídeos das ações da CUFA e da Favela Holding. E a Vai Voando, primeira empresa do ramo do turismo, focada no público das favelas no país com centenas de agências pelo Brasil.

Em 2015, realizou a Semana Global da CUFA em Nova York, fazendo a favela chegar à ONU ocupando espaços de discussão nas agendas da onu em Afrodescendência , Juventude e habitação.

Sempre com ideias inovadoras, Celso idealizou a Expo Favela Innovation em 2022, uma feira de negócios onde o objetivo maior é conectar investidores, empreendedores e líderes da favela e do asfalto.

Também no mesmo ano, recebeu o Prêmio de Empreendedor Social e de Inovação, pelo Fórum Econômico Mundial, recebendo a honraria em Davos, na Suíça, também discursou no Pacto Global da ONU, em Nova York, e eu grupo de empresas, a Favela Holding, venceu o Prêmio Caboré, o maior do mercado publicitário, na categoria Serviço de Marketing.

Hoje a Favela Holding, criada por Celso, conta com mais de 20 empresas, que vão desde o comércio de passagens aéreas e pacotes de viagens para moradores de favelas até de logística em favelas, atendendo empresas como Natura e Amazon.

Redação Prensa de Babel

Publicidade
blank

Mais Lidas

blank

‘Morte Materna Zero’ é tema de treinamento em Búzios

[views count="1" print="0"]
blank

Verão Búzios começa com shows de Carol Biazin e Sandra de Sá no Fishbone

[views count="1" print="0"]
blank

Maricá terá 19 palcos em diversos pontos de folia no Carnaval

[views count="1" print="0"]
blank

A maré tá boa pro Sapato, brother arremata ‘Poder Curinga’ da semana

[views count="1" print="0"]
blank

Procon de Cabo Frio fiscaliza cobrança de consumação mínima na Praia do Peró

[views count="1" print="0"]
blank

Ricardo Alface vence a prova do anjo e entrega monstro aos brothers Gabriel Santana e Domitila

[views count="1" print="0"]

BBB 24

blank
BBB 24

Alane, Davi e Michel formam a 11ª berlinda

blank
BBB 24

Alane, Davi e Michel formam a 11ª berlinda

blank
BBB 24

Pitel é o novo anjo do BBB 24

blank
BBB 24

Pitel é o novo anjo do BBB 24

blank

Expulsão Chocante: Wanessa Camargo deixa ‘BBB 24’ após confronto com Davi!

blank

Expulsão Chocante: Wanessa Camargo deixa ‘BBB 24’ após confronto com Davi!

blank
BBB 24

Lucas Henrique é o novo Líder

blank
BBB 24

Lucas Henrique é o novo Líder

blank
BBB 24

Rodriguinho é o décimo eliminado do reality

blank
BBB 24

Rodriguinho é o décimo eliminado do reality

blank
BBB 24

Fernanda, Lucas Henrique e Rodriguinho formam a décima berlinda

blank
BBB 24

Fernanda, Lucas Henrique e Rodriguinho formam a décima berlinda

Últimas Notícias

Escolas devem estar em conformidade com a Lei Lucas

Escolas devem estar em conformidade com a Lei Lucas

Mundo precisa de 80 milhões de km em rede elétrica até 2040

Mundo precisa de 80 milhões de km em rede elétrica até 2040

Sodré Santoro promove leilão de itens do Estádio MorumBIS

Sodré Santoro promove leilão de itens do Estádio MorumBIS

Eleições Suplementares em Búzios; conheça os pré-candidatos

Eleições Suplementares em Búzios; conheça os pré-candidatos

TV Cultura transmite temporada 2024 da fórmula Indy a partir de 10 de março

TV Cultura transmite temporada 2024 da fórmula Indy a partir de 10 de março

Dia Internacional da Mulher terá show de Sandra de Sá em Búzios

Dia Internacional da Mulher terá show de Sandra de Sá em Búzios

Publicidade
blank

Veja também