Pular para o conteúdo
Search

 

Por Stenio Andrade

10351328_957390090957648_7273108137510089254_nTapico, Cebola, Fofoso, Gordura, Tampinha e Ternura era como atendiam os seis filhotes da porquinha Socota. Mãe prendada, passava todo o seu tempo cuidando para que seus leitõezinhos não fizessem muita arte, pois o dono do sítio (a quem pertenciam), poderia se aborrecer.

Mesmo assim os porquinhos aprontavam demais: invadiam a cozinha da casa grande e comiam, gulosamente, tudo o que pudessem alcançar. Era sempre a maior confusão. Mas, no final, eram devolvidos ao celeiro! E tudo, como sempre, terminava bem…

Nesta semana o clima estava diferente. Havia um ‘q’ de amor no ar.
Até Dentão, o vira-lata da casa, estava calmo, aparentemente de bom-humor e não latia tanto quanto nos dias normais.
Mas Socota estava intranquila. Sentia algo estranho no ar. Como se lhe faltasse alma…

Eis que começaram a chegar os parentes de seu Chico -dono da fazenda. Haviam vindo passar o Natal em família, diziam eles, assoberbados de embrulhos e malas. O ar era de festa. Havia árvore iluminada e enfeites por toda parte!

Tapico tentou tranquilizar-se, dizendo para si mesma que não passava de um mal-estar qualquer…

Na véspera da noite de Natal, seu Chico pegou sua estimada porca e a colocando na caminhonete, se dirigiu à cidade. Socota temeu por si mesma! Ficou pensando se teria feito algo que desagradasse seu dono e que, por isto, seria vendida no mercado municipal.
Mas, passaram por diversos lugares. Compraram víveres, presentes e ferramentas. No final da noite, pegaram a estrada de volta para a fazenda…

Ao chegarem, Socota não encontrou seus filhos. Não os ouvia grunhindo na efervescência de suas traquinagens. Nenhum deles: nem Tapico, o aventureiro (que era sempre o primeiro a chegar ao prato), nem Cebola, (que vivia aos prantos, chorando sem motivos); ou Fofoso: o mais bonito deles. Nem Gordura o comilão, ou Tampinha ( a menorzinha de todos ) ela encontrava. Nem mesmo Ternura (a mais calma e carinhosa), ela conseguia achar.

Perguntou, aflita – aos outros animais – se os haviam visto. Todavia, não obteve nenhuma resposta satisfatória a respeito do paradeiro dos mesmos. Triste, recolheu-se a sua cama, planejando que iria, na manhã seguinte, procurá-los por todos os cantos da fazenda. E que os encontraria…

De fato, ao amanhecer, se pôs a andar. Vasculhou todos os locais onde seus filhotes costumavam ir, para brincar. Socota levou o dia inteiro investigando desesperada, onde estariam seus lindos filhotes! Tudo em vão. Não localizava nenhuma pista…
Foi quando decidiu procurar o dono da fazenda. Daria a entender que estava em busca de seus porquinhos. Ele (claro!) a ajudaria a encontrá-los…

Entrou pelos fundos da casa grande como sempre fazia. Ao passar pela cozinha, imediatamente descobriu – em grande desespero – o que houve com seus filhotes: estavam todos, em assadeiras – entre maçãs e temperos – deitados, inertes.

Eles servirão de banquete, como em todos os anos, em uma homenagem (contraditória), ao nascimento de Jesus Cristo!

 

Noticiário das Caravelas

Coluna da Angela

Angela é uma jornalista prestigiada, com passagem por vários veículos de comunicação da região, entre eles a marca da imprensa buziana, o eterno e irreverente jornal “Peru Molhado”.

Coluna Clinton Davison

Matérias Relacionadas

Cabo Frio sedia Fórum de Desenvolvimento da Região dos Lagos

Tawa Beach Club promete fim de semana repleto de atrações musicais e gastronômicas

Acúmulo de lixo em Itaipava ameaça saúde pública e economia local

Exposição celebra 200 anos da imigração alemã no Brasil

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!

Poxa você já está indo? Bem que você, poderia ficar mais um pouco!

Se precisar mesmo ir, não deixe de assinar nossa Newsletter. Todo dia enviamos nossas notícias diretamente no seu e-mail, você fica informado sobre tudo em primeira mão.

Receba nossa Newsletter!

Ahh outra coisa, ao assinar, acesse seu e-mail e confirme que deseja receber nossa newsletter.