O centro de referência de atendimento à mulher, de Rio das Ostras, neste mês de março, realizará diversas ações de mobilização de unidades da Secretaria de Assistência Social. As atividades têm o objetivo de levar informação à população, especialmente às mulheres que precisam dos serviços de atendimento especializado.
Localizado na avenida Roberto Silveira, em Costazul, o Ceam oferece uma gama de serviços e suporte para mulheres em situação de violência doméstica, abuso sexual, entre outras formas de violência de gênero. A unidade funciona das 8h às 17h.
Os números de atendimento do Centro em 2023 mostram a eficácia das ações municipais voltadas para o acolhimento de mulheres que passaram por violência doméstica. Foram 346 atendimentos ao todo, sendo 136 de serviço social, 101 de psicologia, 105 direcionados para judiciário e 4 multidisciplinares. Esse trabalho auxilia e fortalece a mulher para a busca da autonomia e novas perspectivas de vida.
Com uma equipe multidisciplinar composta por assistentes sociais, psicólogos, advogados e outros profissionais especializados, o Centro proporciona acolhimento, escuta especializada social e psicológica, orientação jurídica e encaminhamentos para outros serviços socioassistenciais e das demais políticas públicas. Além disso, o Ceam promove atividades socioeducativas, palestras e workshops que visam sensibilizar e mobilizar a comunidade em torno dos direitos das mulheres, prevenção da violência e construção de relacionamentos saudáveis.
“Essas iniciativas não apenas possibilitam às mulheres reconhecer que estão vivenciando um ciclo de violência e defender seus direitos e de outras mulheres. Também contribuem para a desconstrução de estereótipos de gênero e a promoção da igualdade e equidade”, explica Giselly Leão, Coordenadora da Proteção Social Especial de Média e Alta Complexidade da Assistência Social.Mulheres que precisarem de ajuda podem utilizar o whatsapp (22) 2771-3125, e os contatos da Patrulha Municipal Maria da Penha (22) 27715000 e da Patrulha Estadual Maria da Penha (22) 99236-6900.