O Centro de Convivência dos Idosos (CCI), localizado no bairro Ajuda de Baixo, em Macaé, foi desativado por falta de segurança. O local foi invadido por vândalos, que furtaram vários materiais do estabelecimento. Até mesmo a fiação elétrica foi levada.
Antigos funcionários do local que preferem não se identificar por receio de represálias relataram à Prensa que desde o início da pandemia do novo coronavírus e por conta de decretos que proíbem aglomerações, guardas municipais não estão fazendo a segurança patrimonial do Centro de Convivência dos Idosos.
Porém, os problemas no local começaram bem antes da pandemia. Os relatos dão conta de que desde 2012 nenhuma melhoria foi efetuada no Centro, que foi desativado oficialmente na primeira quinzena de março. Com isso, os idosos que eram abrigados no estabelecimento e que pertenciam ao grupo de risco da Covid-19 foram mobilizados para casa de familiares, onde cumprem o isolamento domiciliar.
Atualmente, na Secretaria de Obras de Macaé, consta um processo de solicitação de manutenção no prédio, datado de janeiro deste ano. De acordo com um dos funcionários, nenhuma resposta até o momento foi dada e nenhuma providência foi tomada.
As invasões de vândalos também eram constantes antes da pandemia, principalmente nos fins de semana.
O descaso com o local, bem como as ações de vandalismo, e a falta de segurança, foram parar na Câmara Municipal de Macaé, onde o vereador Márcio Bittencourt (CIDADANIA) apresentou um requerimento solicitando com urgência os reparos no local e até mesmo a reabertura futura do estabelecimento. À Prensa, o parlamentar afirmou não acreditar que algo seja feito neste ano, devido o período eleitoral. “Só espero que, independente de quem for assumir a prefeitura, as providências sejam tomadas e que a segurança volte a ser executada. A presença dos guardas municipais, na segurança patrimonial, inibe essas ações de vandalismo. Mas eu acredito que algo seja feito somente em 2021”.
A Prensa encaminhou à Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Macaé solicitação de uma nota oficial sobre a situação do Centro de Convivência dos Idosos e questionando quais providências serão tomadas, mas até o fechamento desta matéria, nenhuma resposta foi dada.