Na última semana, a nova diretoria do Comitê de Bacia Lagos São João (CBH Lagos São João) foi eleita por unanimidade para o biênio 2019-2020, em reunião realizada na Universidade Veiga de Almeida, em Cabo Frio. O processo eleitoral foi conduzido pela comissão eleitoral do órgão, apoiada pelo Consórcio Intermunicipal Lagos São João (CILSJ), entidade delegatária do comitê.
Leandro Coutinho Mattos foi reeleito como diretor-presidente, acompanhado por Eduardo Pimenta como diretor vice-presidente e Ana Paula Rodrigues como secretária-executiva. Os diretores dos subcomitês, membros da chapa vencedora, são Mário Flávio Pereira (Sub-Comitê das Bacias Hidrográficas da Lagoa de Araruama), Edna Calheiros (Sub-Comitê da Bacia Hidrográfica da Lagoa de Saquarema), Ezequiel Moraes dos Santos (Sub-Comitê das Bacias Hidrográficas dos Rios São João e Ostras) e Nozi Rodrigues (Sub-Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Una).
Representantes de 42 entidades integrantes do comitê estiveram presentes e lotaram o auditório azul da UVA. Durante a reunião também foi realizada a homologação dos novos membros habilitados para participar da plenária do órgão colegiado e o pedido de participação dos mesmos nas seis Câmaras Técnicas: Câmara Técnica Institucional Legal (CTIL), Câmara Técnica de Monitoramento das Águas da Bacia, Câmara Técnica de Gestão e Ordenamento dos Usos Múltiplos, Câmara Técnica de Educação Ambiental e Comunicação (CTEACOM), Câmara Técnica Permanente da Pesca Artesanal e da Aquicultura e Câmara Técnica Permanente e Saneamento Básico e Drenagem Urbana. O pedido será homologado posteriormente mediante o envio de um ofício ao CILSJ.
Leandro Coutinho ressaltou a importância da participação da plenária do comitê para a realização da gestão dos recursos hídricos de forma participativa. Segundo ele, a meta é dar prosseguimento aos projetos já aprovados pelo comitê, e avançar com novos projetos futuramente.
“Essa nova diretoria já têm a experiência de trabalhar junto ao comitê e novas entidades estão surgindo para agregar à plenária. O objetivo maior da nova diretoria será o de colocar em prática os projetos que já estão aprovados pelo comitê, inclusive alguns já com recurso em conta. São projetos de grande importância para o saneamento básico da região, como os projetos de São Pedro da Aldeia, Iguaba Grande, Araruama, Arraial do Cabo, Cabo Frio e Búzios. E vamos caminhar também para buscar projetos para a Lagoa de Juturnaíba, pensando na composição e revitalização da mata ciliar daquela área, que é o nosso maior manancial hídrico, além de olhar com carinho para ações voltadas para a dragagem da Lagoa de Araruama”, disse.