Moradores da Praia das Caravelas, em Búzios, estão enfrentando problemas devido à presença de cavalos soltos no bairro. Os animais, que estão sendo deixados para pastar livremente, têm causado uma série de inconvenientes e perigos tanto para a população quanto para o meio ambiente local.
Os cavalos têm invadido a reserva ambiental próxima, danificando a vegetação e as trilhas. Além disso, suas fezes estão sujando as vias públicas, criando um ambiente desagradável para quem mora e visita o local. A presença dos animais também traz à tona a questão dos carrapatos, vetores da doença do carrapato do cavalo, que pode afetar outros animais e, em casos mais graves, seres humanos.
Outro problema significativo é a segurança. Os cavalos frequentemente entram na frente dos carros, criando situações de risco para motoristas. Eles também têm invadido os quintais das residências, causando preocupação entre os moradores. A presença de bois, embora em menor quantidade, também contribui para esses problemas.
De acordo com José Carlos, representante da Associação Civil Vilage Praia das Caravelas (ACVPC) o problema é recorrente e já tentado, quando identificado os proprietários, a conscientização, mas sem êxito: “Está questão é antiga, ACVPC, representando os moradores, tenta da melhor forma resolver a questão, mas acreditamos que precisa mesmo de uma maior fiscalização”.
O entendimento de todos é que a situação demanda uma resposta das autoridades para controlar os animais soltos e garantir a segurança e o bem-estar dos moradores e do meio ambiente.
“Neste pondo o Poder Púbico pode contar conosco para uma ação conjunta. Mas é algo que precisa de uma resolução urgente”, afirma José Carlos.
A doença do carrapato do cavalo, conhecida tecnicamente como Anaplasmose ou Babesiose, é transmitida por carrapatos e pode causar febre, anemia, perda de peso e até a morte dos animais infectados. A presença desses parasitas em áreas urbanas aumenta o risco de transmissão a outros animais e, em alguns casos, pode afetar seres humanos.