Search
Degradê com CSS

Casos de coronavírus aumentam e Rio das Ostras recua na flexibilização do comércio

rio-das-ostras-1

Apesar do recuo na flexibilização, as restrições não atingem hotéis e pousadas, que permanecem funcionando com 40% da capacidade da mesma forma que antes.

O aumento do número de casos e óbitos por coronavírus nos últimos 15 dias, fez a prefeitura de Rio das Ostras, recuar a flexibilização do comércio. Assim, a partir dessa segunda-feira (27) algumas atividades que já haviam sido liberadas para o funcionamento voltam a ficar restritas.

A medida foi tomada após uma reunião entre a Gestão Municipal e o Ministério Público, onde decidiu decretar a Bandeira Laranja em Rio das Ostras como forma de reduzir a possibilidade de transmissão do coronavírus. Até semana passada, o município estava no segundo nível da bandeira amarela, que indica aumento na flexibilização gradual do comércio.

Com a decisão, somente os comércios considerados essenciais, como mercados, padarias, açougues, aviários, peixarias, hortifrutis, farmácias, lojas e depósitos de material de construção, de autopeças, oficinas mecânicas, borracharias empresas de água, luz, gás e reciclagem; e funerárias poderão ter o horário de funcionamento normal.

Consultórios médicos, dentistas, psicólogos e fisioterapeutas poderão funcionar para atendimentos de urgência.

Restaurantes, bares, quiosques, lanchonetes, cafeterias, docerias, lojas de conveniência e similares só poderão funcionar por entrega ou por sistema de drive thru, com retirada direta, sem ingresso ao interior da loja, nem consumo no local ou utilização de mesas e cadeiras. Depósitos de bebidas também só poderão funcionar nas mesmas regras e não poderão vender bebidas geladas.

O recuo na flexibilização não atinge aos hóteis e pousadas, no primeiro momento, já que esse segmento pode continuar funcionando com a capacidade máxima de 40% e recebendo, oficialmente, apenas turistas com viagens a trabalho. Essa restrição também era válida antes do recuo.

Apesar disso, é proibida a oferta e contratação de vagas de hospedagens por sistema AIRBNB, Booking e similares.

Todas as demais atividades estão temporariamente impedidas de funcionar, inclusive comércio de vestuário e calçados, estando liberados somente serviços de vendas online.

Inicialmente, o prazo de validade deste decreto é de sete dias, a contar desta segunda-feira, 27 de julho. O estabelecimento que não cumprir o novo decreto terá o alvará de licença cassado, alertou a prefeitura.

Município alerta: Fiquem em casa

A Prefeitura ainda frisou que, “entende a questão econômica que a situação exige, mas o que importa é a saúde de todos”. Aurora Siqueira, secretária de Turismo e Desenvolvimento Econômico do município, alertou que é fundamental que a população também faça a sua parte ficando em casa e tome todas as precauções possíveis para evitar a contaminação.

A Administração finaliza dizendo “que o fato do comércio ter reaberto parcialmente, não torna obrigatória a saída das pessoas que devem continuar em isolamento e sair de casa somente se extremamente necessário. As medidas decretadas precisam ser respeitas e cumpridas, como o uso da máscara facial e a higienização com álcool em gel 70%”.

Veja o decreto completo.

https://prensadebabel.com.br/index.php/2020/06/18/criticas-marcam-reabertura-do-setor-hoteleiro-de-rio-das-ostras/

Noticiário das Caravelas

Búzios Feed

As melhores experiências de Búzios em um só lugar! Descubra histórias, dicas e memórias inesquecíveis dessa cidade paradisíaca. Compartilhe seu momento e faça parte dessa viagem!

Matérias Relacionadas

Búzios registra mais de 60mm de chuva durante a madrugada e segue em alerta neste domingo (6)

Niterói Convention & Visitors Bureau elege nova diretoria até 2027

Defesa Civil alerta para risco de chuvas fortes e ventos em Búzios a partir desta sexta (4)

Weliton Souza, o “Ginho”, é encontrado morto dentro de casa em Búzios

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!