Paciente é uma mulher que veio da África do Sul
Depois da confirmação de três casos da variante ômicron em São Paulo, um caso está em investigação pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) na cidade do Rio de Janeiro. A paciente é uma mulher que veio da cidade sul-africana de Joanesburgo e está assintomática.
O primeiro teste da mulher foi feito no dia 21, mas o exame deu negativo. Em uma nova amostra colhida na segunda-feira (29), o PCR deu positivo para Covid-19. A Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro enviou a amostra para análise da Fiocruz.
Segundo a Fiocruz, o material será processado a partir da técnica de RT-PCR para detecção do vírus SARS-CoV-2. Em caso positivo e a depender da carga viral da amostra, poderá ser realizada a técnica de sequenciamento genético para definição de sua linhagem e possível variação.
Casos em São Paulo
Na terça-feira (30) foram confirmados três casos da variante ômicron em São Paulo. Dois dos pacientes, um homem de 41 anos e uma mulher de 37, são missionários brasileiros que moram na África do Sul e vieram para São Paulo visitar familiares. O casal está em isolamento domiciliar sendo monitorado pelas Vigilâncias estadual e municipal do estado, bem como seus familiares.
O terceiro caso positivo é de um homem de 29 anos, um passageiro da Etiópia que desembarcou no Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos. Todos os pacientes passam bem.
Com contribuições do G1.com.