Um casal de idosos que viviam da exploração de animais tiveram as atividades interrompidas pela Superintendência de Proteção aos Animais de Cabo Frio. A denúncia de maus tratos feita era que animais de todos os tipos viviam amontoados em um quintal cheio de lixo onde o casal vivia, em Unamar, distrito de Cabo Frio.
No local, foram encontrados mais de 25 porcos, entre adultos e filhotes, galinhas feridas por mutilarem umas às outras por falta de comida, cachorros e até gatos presos em gaiolas em condições precárias de fome, abandono e maus tratos extremos.
Os agentes encontraram também diversos porcos vivos presos dentro de uma geladeira, um galo dentro de uma caixa de fruta e cães famintos amarrados a correntes. Segundo a superintendência é um caso de abuso animal como raramente visto na região.
Após várias denúncias anônimas de moradores sobre as condições de maus tratos os animais eram submetidos, os agentes foram até o local onde foi verificado que o terreno servia também como depósito de lixo. Aparentemente, o casal mantinha os animais passando fome, sem água e enjaulados. Muitos deles estavam doentes. “Eu nunca presenciei nada parecido”, revelou a agente da superintendência, Carol Midori, que foi até o casebre para verificar a denúncia.
De acordo com Carol é válido lembrar que o casal de idosos também passavam fome e sobrevivia com a venda de animais doentes para abates clandestinos.
“Vamos pedir uma medida cautelar para evitar que esse casal volte a possuir animais os seus cuidados. Nesse momento também precisamos de doações de frutas, legumes e verduras para alimentar os animais, remédios e ração. Além de ajuda com lar temporário”, comenta a agente Carol Midori.
Os animais estão sendo retirados do local na medida que forem conseguindo outros alojamentos e cuidados veterinários. Até a tarde desta quinta-feira (5) os cães, gatos já tinham sido realojados para lares temporários. Todos os suínos ainda continuam no local.
Ponto de arrecadação de donativos: Bazar Animal, localizado na Rua José Antônio Sampaio, loja 02, Centro – Cabo Frio.