Além dessa data marcante em que o município atraiu milhares de pessoas e a mídia mundial para Casimiro, o evento também celebra o Dia Internacional da Mulher
Dia 8 de março é comemorado o Dia Internacional da Mulher, mas essa data também ficou marcada em Casimiro de Abreu, no interior do Rio de Janeiro. Há 41 anos, a cidade entrou na mídia mundial e atraiu milhares de pessoas até o município porque ia receber a chegada de extraterrestres.
Anos se passaram e as pessoas ainda lembram da ocasião. E para deixar o momento mais vivo na memória dos moradores e turistas, Paula Penelope organiza um evento desde o ano passado para relembrar a história e atrair viajantes curiosos até o município.
“Meu maior objetivo é colocar Casimiro de Abreu no ramo do turismo. Muitas pessoas passam pela entrada e continuam adiante para ir até o Sana ou outros locais, mas não param aqui pois não tem um motivo para entrar. Depois que fiz uma viagem a Nova Zelândia percebi que Casimiro não perde em nada na cidade, e por isso, resolvi usar os atrativos que temos para atrair novas pessoas: poesia, extraterrestres e o mico leão-dourado. Esses três elementos diferenciam Casimiro de qualquer outro lugar”, contou Paula, que é nascida no Espírito Santo mas mora em Casimiro.
O evento Jornada Atemporal, que teve início no sábado (6), finaliza nesta segunda-feira (8) com comemorações ao Dia da Mulher e recordações aos 41 anos da espera dos Jupiterianos à Casimiro.
Com debates importantes, momentos descontraídos e muita literatura, o evento acontece todo on-line através da página Associação Adianto. Os participantes que estiverem fantasiados ou caracterizados de extraterrestres ou escritores famosos podem concorrer a sorteios de livros e outros brindes.
Confira a programação:
- 18h30 – MULHERES NEGRAS: REPRESENTAÇÃO VISUAL E ESCREVIVÊNCIA – com Tainã Rosa (Alvorada – RS) mestranda em Literatura, pedagoga, produtora cultural e ganhadora do prêmio da Fundação Palmares;
- 19h – PRINCÍPIOS BÁSICOS DO CORDEL – com Ceiça Souza e Mari Santos (Bahia);
- 19h30 – ABDUÇÃO DE HAICAIS – com Jidduks: escritor (Cabo Frio – RJ)
- 20h SARAU ATEMPORAL SURREAL. Edição Especial: sorteio de livros para os inscritos que estejam fantasiados ou caracterizados. Categorias: ET, Escritores e Livre;
- 22h – DEEP SPACE: ESPAÇO PROFUNDO. O QUE ADMIRAR?– com Eduardo Camillo (Casimiro de Abreu – RJ) astrônomo amador.
Relembre a história
No dia 8 de março de 1980, os olhares da imprensa mundial ficaram voltados para a pequena cidade de Casimiro de Abreu. O município reuniu milhares de pessoas, entre elas moradores, viajantes curiosos, imprensa nacional e internacional, e dizem ainda, que até pesquisadores da Nasa.
O que atraiu essa multidão foi a previsão de um morador, chamado Edilcio Barbosa, que se dizia um porta-voz dos extraterrestres, começou a divulgar que alienígenas iriam desembarcar na cidade. Até a hora exata foi dita: às 5h20 da manhã.
A notícia rapidamente se espalhou e a cidadezinha de 22 mil habitantes foi invadida por mais de 30 mil pessoas. A Prefeitura preparou todo um banquete para a ocasião e fez uma verdadeira festa. No entanto, a chegada dos ETs não ocorreu.