Pular para o conteúdo
Search

Casimiro de Abreu divulga dados da violência contra a mulher em 2023

Inaugurado em maio de 2022, o local oferece apoio psicológico, social e jurídico
Foto: Reprodução Gazeta

O Centro Especializado no Atendimento à Mulher (CEAM) em Casimiro de Abreu divulgou o balanço dos atendimentos em todo o município em 2023. Em 12 meses foram registrados 1.200 atendimentos a 227 mulheres que procuraram ajuda e quebraram o ciclo da violência.

O relatório anual também aponta os principais tipos de violência denunciados, a proporção de ocorrências entre os distritos, idades dos denunciantes entre outras informações. Para a coordenadora do CEAM, Fátima Nogueira, os dados em ascensão acendem uma luz amarela em toda equipe.

“É muito impactante um município pequeno como o nosso ter o número tão expressivo de procura no CEAM. E infelizmente sabemos que esses números não representam a realidade. Muitas mulheres, vítimas de violência, ainda não conseguiram quebrar o ciclo e denunciar, seja por vergonha, medo ou qualquer outro fator impeditivo”, disse Fátima.

A secretária de Assistência Social, Thaís Rodrigues, destacou a importância do equipamento no auxílio à mulher vítima de violência. “A mulher, como protagonista de sua própria história, precisa muitas vezes de apoio e acolhida para suas dores e rompimento de ciclos de violência, dos quais ela, sozinha, não consegue. O CEAM é um equipamento especializado, exclusivo para receber essas mulheres fragilizadas”, disse Thaís.

Dados do relatório:

Das 227 mulheres que buscaram ajuda em 2023, 29 têm entre 18/25 anos; 119 têm de 26/40 anos; 69 entre 41/60 e na faixa etária de 61/79 anos, 10 mulheres.

Já entre os tipos de violência mais praticados, a psicológica foi a que teve mais denúncias, 117. Em seguida veio a violência física, com 71 denúncias. A violência moral foi apontada por 70 mulheres; a patrimonial apareceu 56 vezes e a sexual foi denunciada por 35 mulheres.

O CEAM está localizado em Casimiro de Abreu com um local de atendimento em Barra de São João e as denúncias foram agrupadas por região. Em Casimiro de Abreu, Professor Souza e Rio Dourado foram 147 mulheres assistidas. E em Barra de São João e adjacências foram atendidas 80 mulheres.

Noticiário das Caravelas

Coluna da Angela

Angela é uma jornalista prestigiada, com passagem por vários veículos de comunicação da região, entre eles a marca da imprensa buziana, o eterno e irreverente jornal “Peru Molhado”.

Coluna Clinton Davison

Matérias Relacionadas

Cabo Frio sedia Fórum de Desenvolvimento da Região dos Lagos

Tawa Beach Club promete fim de semana repleto de atrações musicais e gastronômicas

Acúmulo de lixo em Itaipava ameaça saúde pública e economia local

Exposição celebra 200 anos da imigração alemã no Brasil

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!

Poxa você já está indo? Bem que você, poderia ficar mais um pouco!

Se precisar mesmo ir, não deixe de assinar nossa Newsletter. Todo dia enviamos nossas notícias diretamente no seu e-mail, você fica informado sobre tudo em primeira mão.

Receba nossa Newsletter!

Ahh outra coisa, ao assinar, acesse seu e-mail e confirme que deseja receber nossa newsletter.