Search
Degradê com CSS

Casimiro de Abreu aposta em Ivermectina para combater Covid-19

Imagem dos remédios divulgada pela própria Prefeitura de Casimiro de Abreu
Imagem dos remédios divulgada pela própria Prefeitura de Casimiro de Abreu

Apesar de fazer parte do protocolo de tratamento da doença pelo Governo Federal, não há até agora comprovação científica de que o medicamento previna ou trate a covid-19

“A Farmácia Central de Casimiro de Abreu já tem Azitromicina e Ivermectina suficientes para abastecer todo o Município.”, nesse tom festivo começa o release enviado pela Prefeitura de Casimiro de Abreu e também publicado em seu site oficial. Uma publicação também foi feita na página do município no Facebook. Teve muitos comentários negativos e foi retirada do ar.

A publicação foi retirada do ar após a grande quantidade de comentários negativos

Ivermectina, o medicamento, que originalmente é usado contra parasitas, chegou nesta quinta-feira (14) e será distribuído para todas as farmácias que integram a rede pública municipal: Centro, Professor Souza, Rio Dourado, Palmital e CREM, de Barra de São João. Também será distribuído Azitromicina.

“Os medicamentos são suficientes e foram obtidos com recursos próprios e do SUS”, informa a coordenadora municipal de Farmácias, Catia Lemos.

Segundo Catia, a falta desses remédios, que fazem parte do protocolo de tratamento da Covid-19 realizado pelo Governo Federal -mesmo sem comprovação cientifica de sua eficácia no tratamento da doença – gerava reclamações por parte dos usuários.

“A medicação foi entregue agora. A população tinha necessidade de urgência nessa aquisição”, afirmou a coordenadora.

Alguns dos comentários da publicação retirada do ar

Várias cidades do país já fizeram igual, mas surpreendeu que o anúncio da compra desses remédios se desse agora em que a corrida pela vacina, a única certeza de imunização com comprovação cientifica, esteja no auge do debate público no momento em que o sistema de saúde de Manaus, no Amazonas, está em colapso devido a pandemia e, até que ocorra a imunização via vacina, a forma mais eficaz de prevenção é a utilização de máscaras, higiene das mãos e distanciamento social.

Assim como a Cloriquina, outro medicamento sem evidências cientificas de eficácia, as buscas pela vermectina no Google dispararam. Em algumas farmácias, ele sumiu das prateleiras. E as fabricantes reforçaram a produção para dar conta da demanda.

Esse interesse parece ter sido resultado de uma série de fatores. Um estudo preliminar feito em laboratório teve bons resultados. O acesso a outros remédios alardeados como uma suposta cura para a covid-19 passou a ser controlado.

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) fez menções à ivermectina, e muitas mensagens circularam no WhatsApp recomendando seu uso “para prevenir o contágio”.

Além disso, alguns médicos vêm recomendando, nos consultórios e na internet, que as pessoas a tomem para evitar ou tratar a covid-19.

Ao todo, a Secretaria de Saúde de Casimiro de Abreu informou que comprou 33.600 unidades de Azitromicina 500mg, 1.136 unidades de Ivermectina 6mg e 1200 unidades de Azitromicina Suspensão, de uso pediátrico. Para obter a medicação, de acordo com a publicação, basta o paciente se dirigir a uma farmácia municipal de seu bairro ou região; apresentar a receita médica e retirar os remédios.

Noticiário das Caravelas

Búzios Feed

As melhores experiências de Búzios em um só lugar! Descubra histórias, dicas e memórias inesquecíveis dessa cidade paradisíaca. Compartilhe seu momento e faça parte dessa viagem!

Matérias Relacionadas

Tricampeão Mundial de Longboard representa Búzios no REMA WSL Saquarema Surf Festival

Macaé publica primeira convocação do concurso público de 2024 com 100 novos chamados

Búzios tem 83% de ocupação hoteleira para Semana Santa e expectativa é de alta até o feriado

São Pedro realiza 1ª Feira Afro e Indígena com arte, ancestralidade e debate público

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!