Search
Degradê com CSS

Casa Scliar em Cabo Frio abriga a exposição de arte quilombola

Objetos de cerâmica foram confeccionados durante oficinas do projeto “Somos Divas na Luz do Candeeiro”. | Imagem: Divulgação | Prolagos
Objetos de cerâmica foram confeccionados durante oficinas do projeto “Somos Divas na Luz do Candeeiro”. | Imagem: Divulgação | Prolagos

Mostra exibe peças de cerâmica confeccionadas durante três meses de oficinas por mulheres do Quilombo Caveira

A Casa Museu Carlos Scliar, em Cabo Frio, abriga a exposição de arte quilombola. A mostra exibe peças de cerâmica confeccionadas durante três meses de oficinas “Somos Divas na Luz do Candeeiro”, por mulheres do Quilombo Caveira, de Botafogo, em São Pedro da Aldeia. O Projeto é uma parceria do Instituto Cultural Carlos Scliar e Prolagos. As atividades foram muito além das aulas, a ação tem foco em fomentar a representatividade e a independência do grupo, estimulando o potencial criativo. Além de capacitar para a confecção de peças que poderão auxiliar na complementação de renda familiar.

Peças produzidas no projeto pelas mulheres do Quilombo Caveira. | Imagem: Prolagos.

O projeto já está no segundo ano, nasceu no início da pandemia no Quilombo da Baía Formosa. Cada turma trabalhou com uma peça diferente, respeitando as particularidades de cada comunidade e origem. Cumprindo as normas de prevenção da Covid-19, com distanciamento, uso de máscaras e álcool em gel.

As divas, como são chamadas, Andreia da Silveira, Edna dos Santos, Elaine Pereira, Helena Pereira, Joelma Souza e Thainara dos Santos se reuniram semanalmente na Casa Museu onde aprenderam a modelar a argila, pintas, queimas e inserir ilustrações que tratam sobre a cultura afro-brasileira.

“O barro faz parte da minha história. Já morei em casinha de estuque, mas eu nunca havia trabalhado com ele no artesanato. Participar do projeto levantou minha autoestima e me ajudou na recuperação de dois AVC’s. Agora eu pretendo continuar confeccionando as peças”, comenta Helena Silveira.

Nos encontros as participantes fizeram uma imersão no universo da cultura, com discussões sobre a arte e o patrimônio histórico nacional. O projeto também ofereceu acesso ao curso “Exercitando a Mentalidade Financeira”, oferecido pela Academia Aegea, plataforma de educação corporativa da Aegea, grupo do qual a Prolagos faz parte.

A ação visa dar projeção à história e cultura quilombola e está alinhada ao programa de diversidade e igualdade racial “Respeito Dá o Tom”, desenvolvido pela Prolagos e todas as empresas do grupo Aegea. Ao final das oficinas, as participantes continuarão utilizando o espaço da Casa Scliar para confeccionar as peças. “O Respeito dá o Tom”, assim como o Divas, é um projeto que impulsiona e valoriza a cultura africana, a cultura do povo preto e empoder suas mulheres, gerando renda e ajudando na valorização, no conhecimento e na produtividade. São projetos que transbordam e vão além do ambiente corporativo” – ressalta Tayane Pimentel, coordenadora do programa.

A Casa Museu Carlos Scliar fica localizado na Rua Marechal Floriano, nº 253, na Orla Scliar. O espaço funciona de terça-feira a sexta-feira das 14h às 18h. As visitações podem ser feitas por meio de agendamento pelo email [email protected].

Por: Natalia Nabuco, estagiária sob supervisão da jornalista Monique Gonçalves.

Noticiário das Caravelas

Búzios Feed

As melhores experiências de Búzios em um só lugar! Descubra histórias, dicas e memórias inesquecíveis dessa cidade paradisíaca. Compartilhe seu momento e faça parte dessa viagem!

Matérias Relacionadas

SAÚDE | Búzios discute cultivo de Cannabis medicinal para fins terapêuticos

TRÂNSITO | Obras na RJ-102 alteram circulação em Búzios nesta quinta-feira

Sete são detidos em operação contra quadrilha que tentou matar idoso em Búzios

Sete presos e arma apreendida em operação no bairro José Gonçalves, em Búzios

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!