A Prefeitura de Búzios vai inaugurar mais um prédio próprio. O novo espaço da Casa da Mulher Buziana fica localizado na Rua Castorina Rosa de Carvalho, 38, ao lado da Igreja Quadrangular. Idealizada durante a gestão do prefeito Alexandre Martins, a Casa da Mulher Buziana oferece capacitação profissional, cursos livres, oficinas, ações de empoderamento feminino e apoio a vítimas de violência. Atendendo a mulheres a partir de 16 anos de idade, a Casa da Mulher Buziana foi fundada em 2022, inicialmente em um prédio alugado. A aquisição da sede própria garante a continuidade dos serviços essenciais prestados às mulheres buzianas.
Com instalações amplas e modernas, o novo prédio conta com sala de recepção, administrativa, quatro salas para capacitação, sala multiuso, cozinha, núcleo do Centro Especializado de Atendimento à Mulher (CEAM), sala de atendimento individualizado e área externa com piscina.
A Secretária da Mulher, Daniele Martins, destacou o trabalho em equipe como responsável pela conquista desse equipamento tão importante para todas as atendidas no local: “A conquista do prédio próprio para a Casa da Mulher Buziana é resultado do trabalho árduo e do compromisso da nossa equipe em proporcionar um ambiente acolhedor e seguro para as mulheres de Búzios”, disse a secretária.
Atualmente, mais de 1400 mulheres estão cadastradas e participam das diversas atividades oferecidas, incluindo cursos de capacitação profissional em parceria com o Senac e o Sebrae. Entre as atividades contínuas ofertadas estão o Letramento “Mulheres em Crescimento”, Biodanza, Projeto Semeando Autonomia – Hortas, Pintura em Tecido, Costura Criativa, Projeto Reciclart Artesanato em Papel, Trancista, Projeto Mulher em Movimento – aulas de dança, ginástica e hidroginástica, Programa Empoderadas – defesa pessoal para mulheres e prevenção à violência, Projeto Afeto – Curso de Gestantes e Grupos de Acolhimento – prevenção em saúde mental.