As tranquilas paisagens da Praia de José Gonçalves, em Búzios, estão servindo de locação para as gravações do novo filme da Amazon Prime, intitulado “A Corrida dos Bichos”. As filmagens, que começaram em maio, revelaram uma casa cenográfica construída especialmente para algumas cenas do longa, que conta com um elenco estelar, incluindo Rodrigo Santoro, Isis Valverde e Bruno Gagliasso.
O filme, dirigido por Fernando Meirelles e escrito por Ernesto Solis, se passa em um futuro distópico no Rio de Janeiro. A trama mistura crime organizado e tecnologia, num mundo onde o tradicional jogo do bicho evoluiu de forma drástica: os animais passaram a ser representados por corredores de parkour, que competem por um prêmio milionário. Em meio a esse cenário caótico, um jovem destemido precisa salvar sua irmã.
Apesar de não ser sobre Búzios, o balneário foi escolhido como uma das locações para a produção. A casa cenográfica em José Gonçalves oferece um contraste entre a beleza natural da região e o clima sombrio da trama, intensificando o efeito visual do filme. A construção do cenário atraiu a curiosidade de moradores e turistas, que ficaram surpresos ao ver o local transformado em parte do enredo onde, curiosamente, está uma típica casinha de pescador que pouco entrega sobre o roteiro inovador de um futuro distópico.
Além de Santoro e Gagliasso, o filme conta com outros grandes nomes do cinema brasileiro, como Seu Jorge e Grazzi Massafera, formando um elenco de peso. A data de estreia ainda não foi divulgada, mas as expectativas em torno do filme aumentam à medida que novas imagens da produção começam a circular.
Com a direção de Meirelles, que já comandou sucessos como “Cidade de Deus” e “Dois Papas”, e a presença de estrelas nacionais, “A Corrida dos Bichos” promete ser uma das grandes apostas da Amazon Prime para o público brasileiro e internacional.
A escolha de Búzios como locação desse e outros filmes mostra a potência da cidade para absorver um mercado mundial do audiovisual e o valor do fomento, pelo Poder Público e inciativa privada, da Búzios Film Commission, um escritório vinculado à Secretaria de Cultura de Búzios, com a missão de apoiar produções audiovisuais na cidade e promover o turismo cultural. Em agosto foi realizada uma cerimônia, durante a reinauguração do Gran Cine Bardot, que incluiu a assinatura de um Memorando de Entendimento com a Buenos Aires Film Commission, fortalecendo a cooperação internacional na área do audiovisual.