Pular para o conteúdo
Search
Degradê com CSS

Casa de Búzios ligada a Brigitte Bardot guarda história de família do último embaixador do czar da Rússia

Reforma respeitou traços originais; imóvel já pertenceu ao filho de André Muvrawef Apostol, herdeiro de diplomata que não pôde voltar ao país após a Revolução de 1917
FACHADA | A reforma procurou manter a arquitetura original da casa, que é toda avarandada, com manutenção de janelas e portas e fachadas, pintadas de com a cor “Repouso Azul”, da Coral, que remete ao estilo arquitetônico típico de Búzios. Paisagismo assinado por André Piquet — Foto: MCA Estúdio/Divulgação
FACHADA | A reforma procurou manter a arquitetura original da casa, que é toda avarandada, com manutenção de janelas e portas e fachadas, pintadas de com a cor “Repouso Azul”, da Coral, que remete ao estilo arquitetônico típico de Búzios. Paisagismo assinado por André Piquet — Foto: MCA Estúdio/Divulgação

Uma das casas mais célebres de Búzios, na Praia de Manguinhos, conhecida por ter recebido Brigitte Bardot durante a década de 1960, acaba de ser reformada, em projeto que preserva sua arquitetura original. A informação foi revelada com exclusividade pela arquiteta responsável, Mônica Gervásio, à jornalista Rosana Ferreira, em matéria publicada pela Casa e Jardim.

O imóvel, porém, guarda uma história que vai além da passagem da estrela francesa. Como registrado no livro Búzios de Dona Eudóxia (Prensa de Babel Edições), organizado pelo jornalista Victor P. Viana, a casa pertenceu a André Muvrawef Apostol. Filho do príncipe Aposto, ele herdou um destino trágico: em 1914, seu pai foi o último embaixador do czar Nicolau II na Inglaterra. Com a Revolução de 1917 e, depois, a criação da União Soviética, a família foi impedida de retornar à Rússia.

Condenados ao exílio, os Apostol viveram décadas como expatriados. André passou a utilizar passaporte da ONU, documento que atestava sua condição de deslocado permanente. Anos mais tarde, fixou-se no Brasil e adquiriu o imóvel em Búzios — muito antes de a vila de pescadores se tornar destino internacional.

Entre o glamour e a memória

SALA DE ESTAR | O ambiente é compostos por sofás, mesa lateral (à esquerda), par de bancos e mesa de centro de tronco de árvore, todos da Breton. Abajur do Studio Grabowsky. Tapete da Trama — Foto: MCA Estúdio/Divulgação

A presença de Brigitte Bardot, que frequentou a casa em visitas nos anos 1960, ajudou a projetar Búzios para o mundo e a consolidar o mito do balneário. A reforma atual, segundo Rosana Ferreira relatou à Casa e Jardim, buscou justamente equilibrar preservação histórica e conforto contemporâneo, mantendo os traços originais do projeto.

Ao resgatar a trajetória de André Muvrawef Apostol, contudo, a história da casa ganha novas camadas: ela não é apenas cenário do glamour associado à estrela francesa, mas também testemunho de uma diáspora marcada pela queda da monarquia russa e pela impossibilidade de retorno de uma família aristocrática ao seu país natal.

Octavio Raja gabaglia

Octavio Raja Gabaglia, o carismático Otavinho, é um nome que ressoa nas praias, encostas e telhados de Búzios. Esse arquiteto genial, conhecido pelo bom papo e pela mente afiada, conseguiu, com engenhosidade, domar os ventos, convidar a luz do sol para habitar as casas com gentileza, além de convencer a paisagem exuberante a fazer parte de sua obra.

Noticiário das Caravelas

Búzios Feed

As melhores experiências de Búzios em um só lugar! Descubra histórias, dicas e memórias inesquecíveis dessa cidade paradisíaca. Compartilhe seu momento e faça parte dessa viagem!

Matérias Relacionadas

Centro de Idiomas de Búzios oferece cursos gratuitos de espanhol, inglês, italiano e Libras, além de eventos culturais

Rodrigo Cabral, poeta da Região dos Lagos, é semifinalista do Prêmio Jabuti com Refinaria

Restô Canto coloca Búzios entre os melhores restaurantes do mundo em ranking do Tripadvisor 2025

Chez Michou recebe Vitor Bricio e Os Televisores em noite de pop rock na Rua das Pedras

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

[mailpoet_form id="2"]