Moradores de Rio das Ostras que precisam utilizar os serviços do cartório único da cidade precisarão ter paciência. Mesmo em meio à pandemia causada pelo novo coronavírus e por causa da retomada gradual do comércio, uma quantidade grande de moradores procuram o local para pôr em dia as questões burocráticas.
Por se tratar de serviço essencial, o cartório não fechou as portas, mas precisou reduzir o horário para diminuir os riscos de contaminação entre os funcionários e a população. Antes, o local funcionava de 9h às 17h, mas agora só abre de 10h às 16h.
A diminuição do expediente, aliado ao grande número de serviços tem gerado grandes filas diárias no local. Outra questão que agrava a situação é a exteriorização das filas. Anteriormente as pessoas podiam esperar dentro do local, mas isso gerava aglomerações em locais fechados.
A Prensa passou pelo local algumas vezes e flagrou muitas pessoas esperando do lado de fora para serem atendidas. Apesar de usarem máscaras, muitas não respeitavam o distanciamento social, o que acabava gerando aglomeração desnecessária em frente ao cartório.
A recomendação é que só compareça ao local moradores que precisam tratar apenas de serviços urgentes. Ao sair de casa, o munícipe deve usar máscara, caso contrário, poderá ser impedido de entrar no local.