Documento foi elaborado pelo Grupo BZ
O Grupo BZ, composto por empresários do balneários, divulgou recentemente uma cartilha com orientações de prevenção ao novo Coronavírus. O documento traz recomendações direcionadas a todo comércio local, principalmente para os que possuem contato com um grande número de pessoas, como receptivos, hotéis, bares e restaurantes, com validade até o dia 31 de março de 2020.
Segundo a cartilha, as mudanças “visam o conforto e segurança dos visitantes e colaboradores”, e foram embasas nas “recomendações da Organização Mundial da Saúde sobre a responsabilidade de cada um no combate ao vírus” (COVIS-19). As orientações da cartilha foram dividas em grupos com algumas especificações, são elas: geral, equipe de marketing; hotéis; e bares e restaurantes:
1 – Geral
- Dispenser de álcool em gel próximo as recepções, espaços interativos, bares e restaurantes;
- Avisos internos sobre cuidados e orientação com a higiene das mãos para os visitantes (1 para hospedes, 1 para colaboradores e fornecedores e 1 para envio através do Whatsapp);
- Higienização a cada 30 minutos de todas as maçanetas, corrimões, bancadas, cardápios, porta contas ou itens semelhantes manuseados constantemente pelos clientes e colaboradores;
- Reforço na comunicação interna para funcionários, destacando as recomendações dos órgãos públicos de saúde.
- Limpeza dos filtros do ar condicionado com água e sabão. Enxaguar e deixar secar antes de recolocar;
- Higienização de celulares, palms, teclados dos computadores e telefones – Para os colaboradores:
- lavarem as mãos a cada hora durante pelo menos 20 segundos
- lavarem as mãos na entrada e na saída do expediente
- não enxugarem as mãos em toalhas que não seja descartáveis
- etiqueta para tossir ou espirrar (usando lenços descartáveis)
- substituir o aperto de mão, beijo ou abraço por algum por algum cumprimento que não tenha toque
2- BZ Marketing
- trabalhar em home office pelo menos 50% dos dias – os respectivos gerentes irão analisar caso a caso
3- Hotéis
- uso de mascaras e luvas para as camareiras na conservação das unidades habitacionais (só faremos o uso de máscaras mais adiante)
4 – Restaurantes e Bares
- aumento no espaçamento das mesas em pelo menos 1 metro;
Para o presidente da TurisRio – Cia de Turismo do Estados Rio de Janeiro (ligado à Setur-RJ), Thomas Weber, é de extrema importância, nesse momento em que toda sociedade está em dificuldades, que se tenha muita responsabilidade.
“Cumprir as normas editadas, preservar os mais idosos, vulneráveis, e não colocar em risco a sociedade, são pontos fundamentais. Os poderes municipais, estaduais e federal, estão agindo também à pedido de toda sociedade civil organizada (através de sindicatos, associações, etc) e propondo normas para minimizar dificuldades nesse momento de crise. Devemos nos esforçar e comprir as recomendações”, reforçou.