A professora e militante pelos direitos humanos, Carolina Werkhaizer, representando a sociedade civil organizada, foi empossada, nesta segunda-feira (9), conselheira municipal dos Direitos da Mulher de Cabo Frio (COMDIM).
O COMDIM é fruto de mais de 20 anos de luta dos movimentos de mulheres e feministas no município, e formado por representantes do governo e da sociedade civil. Uma importante ferramenta na implementação de políticas públicas para as mulheres do município.
São 14 integrantes, sendo sete indicadas pelo poder público e outras sete representando a sociedade civil organizada.
As conselheiras Nilma Silva Carneiro da Coordenadoria-Geral dos Direitos da Mulher (Cogedim) e a Raquel Ribeiro de Rezende, vice-presidente da Comissão OAB-Mulher são respectivamente presidente e vice-presidente.
A importância da eleição de Carolina, que tem a psicologa Juliana Tempone como suplente, é devido a sua militância e o histórico que construiu no município na defesa dos direitos das mulheres.
Carol Werkhaizer é mãe, professora, sociolinguista, assessora parlamentar.
Carol também é militante do PSOL desde 2009, quando ingressou na UERJ. No movimento estudantil compôs executivas de Centro Acadêmico e DCE. Esteve na campanha de Marcelo Freixo à prefeitura do Rio e ao lado de companheiras como Marielle Franco, Dani Monteiro, dentre muitas outras. Coordenou regionalmente campanhas do partido para a Alerj e Congresso Federal, bem como coordena o Setorial Regional de Mulheres do PSOL Lagos. Atualmente, compõe a equipe do mandato federal de Marcelo Freixo e atua em defesa dos direitos da mulher, com ênfase no combate à violência obstétrica, assim como na área dos Direitos Humanos.
“Tamanha é a emoção e, também, da responsabilidade em fazer parte desse momento histórico para todas as mulheres da cidade e da Região, com tantas companheiras aguerridas. É por todas que nos antecederam nessa luta, por todas que virão. É pela vida das mulheres.”, comenta emocionada.
Sobre o Conselho
O COMDIM é um órgão colegiado de caráter deliberativo, consultivo, formulador e fiscalizador das políticas públicas voltadas para a efetivação dos direitos das mulheres. Parte de suas responsabilidades é assegurar às mulheres o direito à cidadania, além de realizar campanhas educativas que conscientizem a população com políticas públicas contra a violência à mulher.