Municípios irão reforçar as equipes de segurança e fiscalização dos locais de maior movimentação
A Costa do Sol é destino de milhares de pessoas atraídas pelas festas de rua e praias. Mas este ano, com as variantes da Covid-19, a folia em áreas públicas continua suspensa. Mesmo com as medidas restritivas, a região deve receber muitos visitantes e as cidades já estão com planejamento definido, que inclui reforço da segurança e fiscalização nos locais de maior movimentação.
A CCR ViaLagos iniciou na quarta-feira (23) a Operação Especial de Carnaval 2022. A previsão da Concessionária é que 382 mil veículos passem pela via até o dia 7 de março, sendo a sexta-feira e o sábado os dias de maior fluxo no sentido Costa do Sol, quando deverão passar 35 mil e 40 mil veículos, respectivamente.
Veja abaixo como os municípios estão se preparando para receber esse grande número de turistas:
Cabo Frio
Cabo Frio não terá festas de pré-carnaval e Carnaval, assim como desfiles de agremiações e blocos carnavalescos, nas ruas ou qualquer outra programação em áreas públicas, entre o dia 15 de fevereiro e 7 de março, conforme prevê o Decreto Nº 6.778. Haverá restrição para a entrada de ônibus de turismo. Os veículos previamente autorizados deverão estacionar no Terminal de Ônibus de Turismo, e não poderão circular pelas ruas da cidade. A previsão de ocupação hoteleira para o período é de 85%.
A Secretaria de Saúde destacou que o cenário epidemiológico passa por monitoramento constante e, caso necessário, novas medidas podem ser anunciadas.
A fiscalização será reforçada com equipes da Posturas atentas às irregularidades no primeiro distrito e em Tamoios. Nas orlas, o reforço será no Grupamento Operacional de Praia, da Guarda Civil Municipal, em conjunto com os fiscais de Posturas e Meio Ambiente. Entre os focos estão o combate à atuação de flanelinhas, ônibus de turismo sem autorização e som alto nas praias e ruas.
São Pedro da aldeia
Em São Pedro da Aldeia não haverá festa de Carnaval promovida pelo poder público. Segundo a Secretaria de Turismo do município, a rede hoteleira está com ocupação de 80%, máxima prevista pelo último decreto de combate à Covid-19.
A Secretaria de Segurança e Ordem Pública vai intensificar a fiscalização nas praias e ordenamento de trânsito, já a partir desta sexta-feira (25), e também terá reforço de efetivo para maior controle. A pasta destacou que, de acordo com o Decreto Municipal n°012, estão proibidos eventos em comemoração ao carnaval em ambientes públicos.
Arraial do Cabo
O Carnaval de rua em Arraial do Cabo também está cancelado, ainda assim, a Prefeitura estima que 250 mil pessoas devem visitar a capital do mergulho diariamente, no período de 25 de fevereiro a 2 de março. O município tem o Decreto nº 3.542, de 10 de janeiro de 2022, em vigor. O documento proíbe eventos em espaços públicos, ensaios, desfiles e apresentações de blocos, escolas de samba e demais agremiações carnavalescas, além de shows, apresentações musicais e eventos com sonorizações mecânicas ou por instrumentos em todo o município.
Haverá fiscalização de eventos clandestinos e música ao vivo nos bares e quiosques e praias. Aparelho de som, recipientes de vidro, drones sem autorização, barracas de acampamento, colchonetes e similares, são algumas das proibições nas praias de Arraial do Cabo, passíveis de apreensão do objeto e multa de R$ 1.500. Além disso, praias como Forno e Prainhas do Pontal do Atalaia, também restringem o acesso de animais domésticos.
Haverá aumento do efetivo da Guarda Municipal e alterações em vias importantes. A Praça do Cova, por exemplo, terá as vias do entorno fechadas no período de 18h à meia noite. Os veículos que demandam tempo de desembarque, como ônibus, micro-ônibus e vans de turismo não poderão circular pelo centro da cidade, eles serão direcionados para o estacionamento da Rebeche.
A cidade não vai posicionar barreiras sanitárias no acesso aos distritos ou ao centro da cidade, mas é preciso que o turista ou morador apresente a carteira de vacinação, para utilizar espaços de uso coletivo. Denúncias que demandem a intervenção do poder público podem ser encaminhadas para o número WhatsApp (22) 99875-7826. O canal estará disponível 24h por dia, durante o período de 26 de fevereiro a 2 de março.
Rio das Ostras
Em Rio das Ostras, a Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca irá realizar operações de fiscalização em diversos pontos da orla de Rio das Ostras durante o Carnaval, de 26 de fevereiro a 2 de março.
As equipes do Centro de Defesa Ambiental (CDA) irão monitorar Itapebussus, Lagoa de Iriry, Praia da Joana, Praia de Boca da Barra, Praia do Bosque, Praia do Abricó e Costazul. Guarda-vidas também estarão presentes para garantir a segurança dos banhistas.
A Secretaria de Segurança Pública realizará um reforço de efetivo no período de 26 a 1º de março. Serão 302 agentes nas ruas.
Casimiro de Abreu
A Prefeitura de Casimiro de Abreu deve receber turistas e veranistas em Barra de São João, como ocorre todos os anos nesse período, mas não há uma estimativa de visitantes.
Haverá fechamento do trânsito na Avenida Marcílio Dias, rua do Praião, durante os dias de Carnaval para garantir a segurança dos banhistas. O efetivo da Guarda Municipal nos pontos de maior movimento durante esse período, como Prainha, Praião e Beira-Rio também será reforçado.
Macaé
Todas as atividades carnavalescas, entre elas, agremiações, bois, blocos, shows e eventos, com aglomerações em vias públicas em Macaé estão proibidas, por meio do decreto 049/2022, que começa a valer entre 0h desta quinta-feira (24) e 6h do dia 7 de março. Já os estabelecimentos privados, que promoverem eventos de qualquer natureza, ficam limitados a 50% da sua capacidade. Além disso, devem assegurar todas as normas sanitárias previstas no decreto municipal 259/2021.
A operação Carnaval vai contar com reforço nas orlas e cachoeiras da cidade, com fiscalização das Guardas Municipal e Ambiental, além de agentes da Coordenadoria de Posturas e Polícia Militar. Os efetivos irão atuar durante 24 horas em diversos pontos do município.
Segundo o decreto, o descumprimento das normas estabelecidas pode ocasionar a cassação do Alvará de Funcionamento, além das penalidades previstas nos artigos 268 e 330 do Código Penal Brasileiro.
Iguaba Grande
Em Iguaba Grande, o Carnaval de rua também foi cancelado, com base nos dados técnicos das secretarias Estadual e Municipal de Saúde, através do Decreto 2041 de 14 de fevereiro de 2022. Mesmo não realizando a folia, a cidade de Iguaba é muito procurada por turistas e veranistas que buscam as águas calmas da Lagoa de Araruama para descansar durante o período. Dessa forma, a fiscalização preventiva ocorrerá por toda cidade, com a equipe da BikeTran atuando por toda a orla dando suporte aos frequentadores, e o trânsito não sofrerá mudanças.
Maricá
Maricá foi o primeiro município do estado a cancelar os festejos de Carnaval. Mas, apesar de não haver festas públicas, o município montou um esquema especial para o feriado com ações integradas, que envolve cerca de 700 profissionais das secretarias de Ordem Pública, Defesa Civil, Trânsito, Transporte e da Guarda Municipal. A atuação será a partir desta sexta-feira (25) até a quarta-feira de Cinzas, 2 de março.
Esses órgãos vão promover a segurança nas áreas públicas e impedir blocos, acampamentos, além da entrada de veículos de turismo na cidade. As ações serão integradas com a Polícia Militar e contam com cerca de 80 policiais militares, que ficarão responsáveis por manter a ordem e a segurança nas áreas públicas da cidade, além de coibir a pesca irregular em Jacaroá, Boqueirão e Ponta Negra.
A Secretaria de Trânsito criou quase 500 vagas de estacionamento nas margens do canal de Ponta Negra, na orla da praia e próximo ao Farol. Além disso, a beira do canal e o acesso ao Farol de Ponta Negra, altura da Rua Juiz de Fora com a Rua Passa Quatro, passam a ter sentido único.
A Defesa Civil de Maricá vai atuar com 442 profissionais durante o feriadão, monitorando praias, rios e lagoas. Serão 20 Postos de Prevenção e Salvamento entre Jaconé e Itaipuaçu, com 207 guarda-vidas e cinco tendas para identificação de crianças e adolescentes (duas em Ponta Negra; uma na Rua 90, em Cordeirinho; uma na Rua 10, em Barra de Maricá; e uma no Recanto, em Itaipuaçu).