Macaé já está pronta para o Carnaval da Alegria 2025, que acontece de 28 de fevereiro a 4 de março. A Prefeitura anunciou nesta segunda-feira (23) a programação oficial, que inclui atrações distribuídas em oito pontos do município e valoriza artistas locais. A expectativa é superar a edição anterior, atraindo famílias, jovens e turistas de diversas regiões.
A programação, organizada pela Secretaria Municipal de Cultura, terá eventos simultâneos nos bairros Cavaleiros, Imbetiba, Centro, Costa do Sol, Bar do Coco, e nos distritos serranos de Glicério, Sana e Bicuda Pequena. A iniciativa busca garantir diversão democrática, com uma programação inclusiva e acessível a todos os públicos.
Combate ao assédio
Para reforçar a segurança e promover um carnaval tranquilo para mulheres, Macaé aderiu à campanha estadual “Não é não! Respeite a decisão”, contra o assédio sexual. Durante os dias de folia, equipes da Secretaria de Políticas para as Mulheres distribuirão materiais informativos em todos os pontos oficiais.
Segundo a secretária Quelen Rezende, a ideia é garantir que moradores e visitantes possam aproveitar a festa com segurança. “A campanha é essencial para conscientizar sobre o respeito e o combate à importunação sexual, garantindo proteção às mulheres durante a folia”, afirmou Quelen.
Combate ao assédio e segurança reforçada são prioridades no Carnaval de Macaé
Segurança reforçada
O esquema especial de segurança contará com reforço da Guarda Municipal, Polícia Militar e agentes do programa Segurança Presente em todos os polos. O planejamento busca assegurar tranquilidade, especialmente nos locais de maior concentração de foliões, como Cavaleiros e Imbetiba.
Para o secretário adjunto de Turismo, Léo Anderson, o Carnaval é fundamental para o calendário turístico de Macaé. “Temos um histórico de festas tranquilas, seguras e acolhedoras, com alta taxa de ocupação hoteleira”, destacou Anderson.
Participaram ainda do encontro representantes das secretarias municipais de Ordem Pública, Mobilidade Urbana, Defesa Civil, Serviços Públicos, Coordenadoria Especial de Posturas e Polícia Militar.