Depois de Búzios, animais marinhos foram vistos em Arraial do Cabo
A Prefeitura de Arraial do Cabo iniciou na quarta-feira (17) uma campanha de alerta sobre o perigo das caravelas-portuguesas, também chamadas de águas-vivas. No fim de semana, pessoas relataram ter visto os animais marinhos em praias da cidade no fim de semana. Elas também foram vistas na Praia de Geribá, em Búzios.
Uma seguidora do perfil oficial da Prefeitura de Arraial do Cabo no Facebook relatou que o filho dela ficou com as pernas e mãos avermelhadas e queimando, após ter contato com o animal marinho no domingo (14), na Prainha. Há relatos de outras pessoas que tiveram reação ao ter contato com as caravelas-portuguesas.
Segundo a Secretaria de Meio Ambiente de Arraial, o animal marinho não ataca pessoas nas praias, mas em caso de contato acidental, podem causar coceiras, vermelhidão e queimaduras químicas de até 3º grau. As caravelas-portuguesas possuem um tom meio azulado e, devido à sua beleza, atraem olhares curiosos, principalmente de crianças.
Mas, apesar de belas, o contato físico com esses animais aquáticos deve ser evitado, por significar riscos à saúde. Mesmo depois de morta, o contato pode provocar lesões na pele e complicações no sistema nervoso.
No fim de semana, a Prefeitura de Búzios também emitiu um comunicado falando do perigo causado por esse animal marinho.