Pular para o conteúdo
Search

Caravelas, em Búzios, tem Estação de Tratamento de Esgoto própria para garantir saneamento básico

Associação de moradores, iniciativa privada e pública se reuniram para promover a habitação sustentável com preservação ambiental
Primeiro bairro ecológico de Búzios, a Praia das Caravelas, aponta uma direção a ser seguida pelo município - Gonzalo Areselli; Grupo Prensa de Babel

Reduto ecológico paradisíaco, o bairro Caravela, em Búzios, une desenvolvimento e sustentabilidade. Gestão participativa e a união da Sociedade Civil Organizada, população e iniciativas privada e pública provaram que é possível habitar e desfrutar da área repleta de belezas naturais em consonância com a preservação ambiental.

A área é o primeiro local em Búzios a ter uma Estação de Tratamento de Esgoto ((ETE) e Reúso própria, em nível secundário, para garantir o saneamento básico. O espaço conta com dois hotéis resorts e 187 unidades residenciais que tem 95% do esgoto tratado na estação.

De acordo com o presidente da Associação de Moradores do bairro Caravelas, Marco Antônio Soares Moraes, devido ao solo da localidade ser impermeável, não seria possível que as residências contenham o sistema de fossa, filtro e sumidouro individual.

“Inicialmente foi feita uma estação de tratamento biológica e o efluente desaguava em três sumidouros que eram frequentemente limpos por meio de caminhões limpa fossa. Esse sistema funcionou até meados de 2018. Com a morte de uma baleia de nove toneladas que foi aterrada próximo ao sumidouro, o solo solidificou e passou a ter que fazer a limpeza de dois em dois dias. Pensando em uma solução, nós da Associação de Moradores junto com os hotéis Búzios Espiritualidade, Apa Pau Brasil e o Instituo Ecológico Mata Atlântica, buscamos o Instituto Estadual do Ambiente (INEA), que propôs em fazer uma estação complementar com reúso”, relatou o presidente.

Construída em 2019, a nova estação tem o tratamento secundário que consiste na remoção de nutrientes como fósforo e nitrogênio, trazendo maior nível de pureza ao processo.

São tratados em média, na baixa temporada, cerca de 45 m3 por dia. Durante o período de alta temporada, a ETE chega a tratar 90 m3 diariamente.

O efluente (esgoto tratado) produzido é reaproveitado ainda para reativação das lagoas naturais no entorno dos empreendimentos e para irrigação dos jardins e hotéis e condomínios.

Praia das Caravelas 100% livre de esgoto pela ação pioneira do grupo formado por moradores, ambientalistas, empresários e Poder Público – Tauanã Gaurino;Grupo Prensa de Babel

Noticiário das Caravelas

Coluna da Angela

Angela é uma jornalista prestigiada, com passagem por vários veículos de comunicação da região, entre eles a marca da imprensa buziana, o eterno e irreverente jornal “Peru Molhado”.

Coluna Clinton Davison

Matérias Relacionadas

Rio de Janeiro oficializa 4 de abril como Dia Estadual dos Cuidadores de Animais

Governo do Rio projeta recorde de turistas na alta temporada

Rio das Ostras dá início à programação natalina do Sesc nesta sexta (22)

Shopping Plaza Rio das Ostras realiza última feira de adoção de cães e gatos do ano neste sábado

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!

Poxa você já está indo? Bem que você, poderia ficar mais um pouco!

Se precisar mesmo ir, não deixe de assinar nossa Newsletter. Todo dia enviamos nossas notícias diretamente no seu e-mail, você fica informado sobre tudo em primeira mão.

Receba nossa Newsletter!

Ahh outra coisa, ao assinar, acesse seu e-mail e confirme que deseja receber nossa newsletter.