Pular para o conteúdo
Search

Captação de órgãos é tema do episódio estreia de “Sob Pressão”

Série do Globoplay destacou a importância do transplante para quem aguarda na fila de espera; três dias antes, Macaé registrou uma captação de órgãos
Lázaro Ramos interpretou o irmãos gêmeos Davi e Michel feridos em uma explosão. Foto divulgação TVGlobo

O transplante de órgão foi o tema do episódio de estreia da 5ª temporada da série brasileira “Sob Pressão”, exibida pela TV Globo na noite de segunda-feira (6) produzida para o Globoplay. Três dias antes, uma captação de órgão foi realizada em Macaé. Realidade e ficção se misturam para tratar de um assunto tão sensível, mas que precisa ser discutido amplamente entre a família, pois uma atitude pode ajudar muitas pessoas que aguardam na fila de espera.

Na série, os médicos Carolina, interpretada pela atriz Marjorie Estiano, e Evandro, pelo ator Júlio Andrade, atenderam o caso de Davi e Michel, personagem de Lázaro Ramos, gêmeos idênticos feridos na explosão. Com a morte cerebral de Davi, Michel recebe parte do tecido (pele) para enxerto dos ferimentos. Os outros órgãos foram para ajudar pessoas que estavam aguardavam na fila.

Em Macaé, a doadora foi Mikaelen Ribeiro de Miranda, de 22 anos, vítima de morte encefálica. Segundo a enfermeira da Comissão Intra-hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (CIHDOTT) do Hospital Público Municipal, Natali Giovanna Pinto de Souza, a doação foi espontânea da família. O procedimento foi realizado no sábado (4) no centro cirúrgico do hospital, com atuação da CIHDOTT e Programa Estadual de Transplante (PET). Agentes buscaram rim, fígado e córnea.

Essa foi a quarta doação de órgãos este ano em Macaé. Foto divulgação

Uma doação pode salvar até oito vidas ou mais, devido ao número de partes do corpo que podem ser cedidas. Existem dois tipos de doações, as de órgãos – fígado, coração, pâncreas, rim e pulmão- e de tecidos – córneas, medula óssea, pele, entre outros. Elas podem ser feitas após a morte ou até mesmo em vida, dependendo do órgão ou tecido doado. O procedimento de doações de órgãos funciona como uma cirurgia tradicional. Para realizá-la é necessário por lei uma autorização familiar, portanto é sempre importante reforçar esse desejo aos parentes ainda em vida.

De acordo com a Prefeitura, essa é a quarta captação de órgãos feita neste ano pelo HPM através da atuação do CIHDOTT, sob as diretrizes do PET.

Noticiário das Caravelas

Coluna da Angela

Angela é uma jornalista prestigiada, com passagem por vários veículos de comunicação da região, entre eles a marca da imprensa buziana, o eterno e irreverente jornal “Peru Molhado”.

Coluna Clinton Davison

Matérias Relacionadas

Cabo Frio sedia Fórum de Desenvolvimento da Região dos Lagos

Tawa Beach Club promete fim de semana repleto de atrações musicais e gastronômicas

Acúmulo de lixo em Itaipava ameaça saúde pública e economia local

Exposição celebra 200 anos da imigração alemã no Brasil

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!

Poxa você já está indo? Bem que você, poderia ficar mais um pouco!

Se precisar mesmo ir, não deixe de assinar nossa Newsletter. Todo dia enviamos nossas notícias diretamente no seu e-mail, você fica informado sobre tudo em primeira mão.

Receba nossa Newsletter!

Ahh outra coisa, ao assinar, acesse seu e-mail e confirme que deseja receber nossa newsletter.