Pular para o conteúdo
Search

Capoeirista riostrense apresenta arte brasileira na França

Mestre Mistério participa de oficinas, palestras e eventos em mais de 10 cidades francesas

A convite da Associação Nação Palmares Capoeira, Mestre Mistério, fundador da Associação de Cultura e capoeira Balikuddembe, participou de um intercâmbio na França onde divulgou a Cultura Brasileira, levando a arte da capoeira e do maculelê, e o Município de Rio das Ostras em mais de 10 cidades francesas, dentre elas Brest, Bonnieres, Plabenec, Mayenne e Paris.

Durante sua estada na França, Mestre Mistério realizou palestras e oficinas, participou de apresentações e deu aulas em academias durante a semana e nos eventos realizados nos finais de semana. “Gostaria de agradecer aos mestres Feiti, da Associação Nação Palmares Capoeira; Gavião, da Associação Capoeira Maior é Deus; e Waguinho, do Grupo Oxossi Capoeira; e aos professores Carcaju, Ogro e Bombeiro, do Grupo Capoeira Origem do Brasil; pela acolhida, receptividade e troca de conhecimento na arte da capoeira. Foram dias intensos de muito aprendizado, tanto para mim quanto para os franceses que fizeram aulas comigo”, explicou.

De acordo com Mistério, a experiência foi muito positiva porque elevou o nível da Cultura Brasileira na Europa, bem como a valorização da língua portuguesa. “Durante as aulas, os cânticos entoados nas rodas eram cantados em português para que eles se acostumassem com a nossa língua. Segundo os participantes, essa era uma forma deles fixarem e aprenderem um pouco mais da nossa língua”, contou o mestre riostrense.

Durante esse período Mistério também aproveitou para divulgar o município de Rio das Ostras, falando da arte e da história da própria cidade. “Com o apoio da Fundação Rio das Ostras de Cultura, que produziu um material gráfico para ser distribuído nas cidades francesas que passei, consegui falar da beleza, das praias e da cultura da nossa querida Rio das Ostras. A receptividade deles foi muito boa, tanto é que tem a previsão de que, em 2024, recebamos um grupo de franceses aqui no Município para uma semana de intercâmbio”, avisou Mestre Mistério.

Coluna da Angela

Angela é uma jornalista prestigiada, com passagem por vários veículos de comunicação da região, entre eles a marca da imprensa buziana, o eterno e irreverente jornal “Peru Molhado”.

Coluna Clinton Davison

Matérias Relacionadas

Tawa Beach Búzios apresenta programação especial para o feriadão

Argentina vota contra resolução da ONU sobre prevenção da violência contra mulheres e meninas

Descubra como o yoga fortalece a saúde do homem

STJ permite cultivo de cannabis para fins medicinais em decisão histórica

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!