A Capela de São João Batista, um dos principais cartões-postais e símbolos históricos de Casimiro de Abreu, ganhou iluminação especial na noite desta sexta-feira (1º). As luzes lilás celebram o Agosto Lilás, mês dedicado à conscientização pelo fim da violência contra a mulher e que também marca os 19 anos da Lei Maria da Penha, marco legal na proteção dos direitos das mulheres no Brasil.
A iniciativa é da Secretaria Municipal de Assistência Social, por meio do Centro de Fortalecimento Feminino (CENFF) e do Centro Especializado de Atendimento à Mulher (CEAM), em parceria com a Secretaria de Segurança Pública, via Patrulha Maria da Penha.
Em Casimiro de Abreu, a campanha tem um significado especial: há três anos, o município implantou dois instrumentos fundamentais no enfrentamento à violência doméstica — o CEAM e a Patrulha Maria da Penha — que atuam de forma integrada para acolher, orientar e proteger mulheres, tanto na sede quanto nos distritos.
“Ao acendermos as luzes da histórica Capela de São João Batista, nossa querida igrejinha — patrimônio de grande valor cultural e afetivo — damos visibilidade à causa e iluminamos simbolicamente o caminho de todas as mulheres que buscam liberdade, respeito e justiça”, destacou Priscila Bonifácio, secretária de Assistência Social.
“Que o lilás que hoje brilha na Capela seja um farol de esperança para todas aquelas que ainda vivem em silêncio. Que saibam: vocês não estão sozinhas”, acrescentou Anna Carolina Sobrinho, coordenadora do CENFF.
Durante o dia, equipes da Assistência Social realizaram panfletagem na Praça As Primaveras, em Barra de São João, reforçando a importância da Lei Maria da Penha. Outras ações de mobilização estão previstas ao longo do mês em diferentes pontos do município.