Anúncio foi feito pela Prefeitura após uma reunião realizada na quarta-feira (26)
Um dos prédios históricos mais antigos de Búzios, a Capela de Sant’Anna, será restaurada. O anúncio foi feito, na quarta-feira (26), pela Prefeitura após reunião entre o secretário de Cultura e Patrimônio Histórico, Luiz Romano Lorenzi, e o pároco de Sant’Anna e Santa Rita de Cássia, padre Cosme Navarro. Essa foi a primeira reunião para discutir o projeto de restauração.
Segundo o secretário, o prédio, datado de 1740, encontra-se com alguns problemas estruturais, necessitando de uma restauração urgente com pessoas técnicas sobre o assunto. Entre os problemas graves existentes estão a cumeeira que sustenta o telhado que está ruim; há também muitas rachaduras na parede, inclusive na pia batismal da igreja, com a infiltração comprometendo a arte bicentenária; a parte elétrica precisa ser revista; e as madeiras estão com muito cupim, entre outros problemas.
“É preciso resgatar a originalidade e saná-los de forma minuciosa. A restauração está sendo projetada com todo o cuidado, discutida por uma comissão formada por três membros da comunidade e três da Secretaria de Cultura. Toda a restauração será feita por técnicos. Já ocorreram algumas reformas, mas nenhuma restauração do prédio”, explicou o Romano.
Além da restauração da Capela de Sant’Anna, também foi conversado sobre o tombamento dos prédios históricos da cidade. De acordo com o secretário, serão todos os que estão no Plano Diretor e outros que estão sendo estudados pela equipe da pasta. Para isso, na próxima semana haverá uma reunião para criar o Conselho Municipal de Patrimônio Histórico, que será importante nesse processo.
Além disso, a atual gestão quer resgatar as manifestações culturais do município.
“Queremos salvaguardar a memória do nosso povo buaziano: caiçara, marisqueira, pescador e quilombola. Então todas essas manifestações culturais estão sendo levantadas, e com ela passa também por algumas manifestações culturais de fé e cultura, como as festas juninas de santos que o nosso povo é devoto, as cantigas das casas de farinha, o jongo, as cirandas. Esse é um projeto que mexe com o sentimento, com a história e com os antepassados. Um povo sem memória é um povo morto”, disse o secretário.
Também participaram da reunião a representante da comunidade de Sant’Anna, Gecilda, e a funcionária do departamento de pesquisa da secretaria, Patrícia. No momento não há prazo definido para o início do trabalho.
Sobre a Igreja de Sant’Anna
A Igreja de Sant’Anna é a única edificação buziana da época da pesca das baleias, construída por volta de 1740, em estilo conhecido como ‘risco de giz’, com pedra, cal e argamassa de óleo de baleia. Do alto de sua posição privilegiada com vista para as Praias da Armação e dos Ossos. Sant’Anna é a padroeira de Búzios e seu dia é comemorado no dia 26 de julho.