Nesta quarta-feira (21), aconteceu a capacitação dos agentes de combate a endemias e dos agentes comunitários de saúde realizada pela Secretaria de Saúde que reforça as ações de enfrentamento aos índices de infestação do Aedes aegypti e no combate ao possível cenário de surto de dengue.
O encontro marca a integração entre as estratégias da Coordenadoria Especial da Vigilância Ambiental (Cevas) e da Estratégia de Saúde da Família (ESF), núcleos da Secretaria de Atenção Básica que atuam de forma direta na assistência à população.
“A força-tarefa dos nossos agentes é a garantia da presença do poder público no dia a dia da nossa população. Este trabalho representa o compromisso de todos em garantir que a vida da população seja preservada. Esta é a essência do nosso enfrentamento à dengue”, afirmou Alexandre Cruz, Secretário de Saúde.
O atual cenário epidemiológico do município, que aponta índices de infestação do Aedes aegypti abaixo da média do Estado, foi apresentado pela Gerente de Vigilância em Saúde, Elenice Sales. Os indicadores ajudam os agentes a montar ações estratégicas nos bairros em condições mais vulneráveis.
Segundo a Secretária Adjunta de Atenção Básica, Natália Antunes, a capacitação amplia a estratégia de prevenção em Saúde no enfrentamento ao índice de infestação do Aedes aegypti e também na identificação de casos positivos da dengue, zika e chikungunya. “Nós estamos atuando no enfrentamento direto ao mosquito e na identificação dos casos, trabalhando junto aos agentes na orientação à população sobre os cuidados dentro de casa e no atendimento em casos suspeitos. E, por isso, somos referência em saúde preventiva”, destacou Natália.
A capacitação também segue as novas diretrizes determinadas pelo Ministério de Saúde no enfrentamento ao cenário de surto de dengue. “Nós estamos atuando por toda a cidade, seguindo índices atualizados sobre o cenário de infestação do mosquito. O nosso papel é atuar na prevenção e, por isso, a importância da motivação dos nossos agentes”, apontou o Coordenador Especial da Vigilância Ambiental (Cevas), Luan Campos.