O relógio marcava 15h36 quando os dois primeiros candidatos saíram, ao mesmo tempo, pelos portões da Universidade Federal Fluminense (UFF) no Pólo Universitário de Rio das Ostras. Um deles foi a estudante Camila Mello, de 24 anos. A jovem disse que se sentiu preparada para a maratona deste domingo (5), primeiro dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). “Não tive dificuldade nenhuma nas disciplinas, acho que fui bem, dentro do esperado”, afirma.
Mas o que a pegou de surpresa foi o tema da redação deste ano: “Desafios para a formação educacional de surdos no Brasil”.
“Eu nem sonhava que poderia ser um tema. Me preparei para várias nuances de assuntos dos direitos humanos, mas fiquei surpresa. Mas se trata de um assunto importante incluir todos e dar a eles as mesmas oportunidades”, opina a aluna.
Camila conta que deseja cursar Direito e agora se prepara para segunda etapa que vai acontecer no próximo domingo (12). Nesse dia será realizada as provas de matemática e ciências da natureza.
“Agora é focar na próxima etapa, estou confiante. Sei que vou conseguir realizar meu sonho”, garante ela.
Neste primeiro dia, os candidatos tiveram 5h30 minutos para responder a 90 questões: 45 sobre Linguagens e 45 sobre Ciências Humanas e Suas Tecnologias. A redação também deveria ser produzida nesse tempo.
O estudante de Comunicação Social, Rafael Moreira, também prestou o Enem desse ano. Ele conta que vai tentar um desconto em alguma faculdade da região. O candidato conta que achou o tema da redação incrível e inesperado.
“É um assunto que tem que ser colocado em pauta no Brasil. Espero que isso dê frutos. Outra coisa que achei interessante foi uma questão que abordava um trecho de um rap dos Racionais MC. Achei sensacional!” exclamou o estudante.
O gabarito extra-oficial já está disponível no site.
Texto jornalistico assinado. Propriedade do Prensa de Babel. Pode ser republicado com citação do autor e veiculo
https://prensadebabel.com.br/index.php/2017/11/05/17183/