De acordo com a Prolagos, concessionária de água e esgoto da Região dos Lagos, um camping no bairro Jacaré, em Cabo Frio mantinha uma ligação irregular de água. Ainda de acordo com a concessionária, não é a primeira vez. Já tinha sido descoberta uma ligação no mesmo estabelecimento no dia 24 de abril de 2019.
A Prolagos afirmou em nota que, através de denúncia anônima, a fraude foi confirmada pelos agentes do setor de Fiscalização da concessionária. E afirmou ainda que, diferente da primeira vez, quando a tubulação estava passando pela frente do camping, a irregularidade foi feita pela lateral, com uma mangueira, que abastecia diretamente o local e estava gerando um grande desperdício de água.
A polícia foi acionada e o estabelecimento notificado com reincidência, com abertura de registro de ocorrência na 126ª Delegacia de Polícia Civil, em Cabo Frio.
O camping foi multado e receberá cobrança retroativa referente aos meses de consumo indevido.
Ao telejornal da InterTV, na edição da tarde desta quarta-feira, os proprietários informaram desconhecer a acusação e afirmaram que não há nenhuma irregularidade no sistema de água do Camping.
Esse tipo de irregularidade é considerado crime pelo Código Penal (artigo 155) com pena de 1 a 5 anos de prisão.
Prolagos afirma que é grande os casos de ligações clandestinas
No ano passado, cerca de cinco mil imóveis, nos municípios da área de concessão da empresa, foram notificados por conta de irregularidades.
“Quando alguém faz uma intervenção indevida na rede pode comprometer o abastecimento de toda a cidade, inclusive com risco de contaminação da água. Além disso, não é justo com os consumidores que agem corretamente. Estatísticas mostram que quem faz esse tipo de irregularidade consome em média 8 vezes mais água do que um usuário regular. Nesse período de alta temporada, quando a população triplica, elevando o consumo, o uso consciente de água se torna ainda mais essencial. Quem frauda demonstra má fé, desperdiça e não está nem um pouco preocupado com os outros e em fazer o uso racional da água”, afirma o Gerente de Operações de Água, José Vicente Marino.
A população pode contribuir denunciando atitudes suspeitas. Para isso, basta entrar em contato com a concessionária por meio dos números 0800 7020 195 (área de concessão) e (22) 2621 5095 (demais localidades) ou pelo WhatsApp (22) 99722 8242.