Depois de mais de duas décadas fora do calendário esportivo, o Campeonato Municipal de Futebol de Campo Adulto de São Pedro da Aldeia voltou a ser disputado neste domingo (13). A abertura, no campo do São Pedro Esporte Clube (SPEC), no Centro, reuniu clubes do futebol amador da cidade e terminou com vitória do Esporte Clube Brasil sobre o Esporte Clube Nacional por 1 a 0.
Segundo a Prefeitura, oito equipes participam da retomada: Esporte Clube Nacional, Esporte Clube Brasil, Grêmio Cancela, Cruz Futebol Clube, Novo Hamburgo F.C., São Pedro Esporte Clube, Porto Real F.C. e Rodoviário F.C. Os confrontos serão realizados no campo do SPEC e no campo do Cruzeiro, em Campo Redondo.
O primeiro resultado dentro de campo foi decidido por Dioguinho, autor do gol da vitória do Brasil sobre o Nacional.
A outra partida prevista para a rodada não chegou a ser disputada. O Grêmio Cancela venceu o Cruz Futebol Clube por WO depois que a equipe completa do Cruz não se apresentou dentro do horário estabelecido.
De acordo com a organização, o jogo estava marcado para 14h30 e a arbitragem aguardou os 15 minutos de tolerância previstos no regulamento. A ocorrência foi registrada na súmula e será encaminhada à Junta Disciplinadora do campeonato.
A retomada acontece mais de 20 anos depois da última realização da competição, conforme informou a Prefeitura. Para o secretário municipal de Esporte e Lazer, Ricardo Ramos, a intenção é que o torneio volte a integrar de forma permanente o calendário esportivo da cidade.
Oito times disputam quatro vagas nas semifinais
Na primeira fase, os clubes são divididos em dois grupos de quatro equipes, com confrontos em sistema de rodízio simples e classificação por pontos.
Os dois melhores de cada grupo avançam às semifinais. O líder do Grupo A enfrenta o segundo colocado do Grupo B, enquanto o primeiro do Grupo B joga contra o segundo do Grupo A.
Além do título, estão previstas premiações para artilheiro, goleiro menos vazado entre os finalistas e equipe mais disciplinada da decisão. Campeão e vice também receberão medalhas.
O acompanhamento dos confrontos, resultados, estatísticas e informações sobre os jogadores poderá ser feito pelo aplicativo Copa Fácil, segundo a organização.
A cerimônia de abertura também foi marcada por uma homenagem ao ex-secretário de Cultura, Esporte e Lazer Francisco Carlos Soares da Costa, o Cantarelli, falecido na última semana. Antes da primeira partida, atletas, público e autoridades fizeram uma salva de palmas em memória do poeta, escritor e artista ligado à história cultural de São Pedro da Aldeia e à criação do tradicional Bloco dos Bonecões.








