O município de Saquarema está recebendo o Campeonato Mundial do Surf, mas não é só a onda que se “pega” por lá, educação ambiental também está em alta. A parceria para desenvolvimento do projeto equipe da BlueBirds BR e da Prefeitura, com apoio da organizadora do evento World Surf League (WSL) Brasil. O projeto envolve crianças da rede municipal de ensino para ensiná-las sobre a natureza e a importância da sustentabilidade.
As crianças participam de atividades lúdicas e pedagógicas, gincanas e oficinas sustentáveis, plantio de mudas na restinga, roda de conversa. Também recebem orientação sobre a identidade local, a formação das ondas, correntes marítimas, lixo marinho, ilhas de lixo oceânicas e formas coletivas de solução. Participam do Beach Cleaning – coleta de micro plástico na areia, oficina sustentável de brinquedos feitos de materiais reutilizáveis, entre outros. E para quem curte uma boa foto tem uma escultura de onda feita de garrafas pet.
Esse tipo de ação acontece há dez anos nos campeonatos de surf que acontecem no Maracanã no surf. Segundo a empresa, BlueBirds BR, “a ideia é criar um legado socioambiental gerado pelo surf na cidade de Saquarema e durante essa longa jornada uma rede de marcas, parceiros e escolas abraçaram a causa, proporcionando ao projeto força, esperança e inspiração”.