Para muitos Búzios, na Região dos Lagos, no Rio de Janeiro, é apenas um local turístico, entretanto está se destacando em outro setor: o esporte. Do dia 30 de março à 01 de abril, acontece na cidade, no Búzios Vela Clube, o Campeonato Brasileiro de Windsurf 2018. Será um dos maiores eventos da modalidade durante toda a temporada nacional. No dia 01 será entregue as premiações.
Em 2017, mais de 60 velejadores de várias partes do Brasil participaram no Campeonato Brasileiro de Windsurf (Raceboard – Fórmula Windsurf – Fórmula Experience – Bic Techno 293 – RS: One – Foil Windsurf), que aconteceu também do dia 30 de março ao dia 01 de abril, no Búzios Vela Clube, na praia de Manguinhos, em Búzios.
O velejador olímpico Ricardo Winicki, o Bimba, promoveu uma clínica de alto rendimento com objetivo de preparar os atletas para esta competição de vela, com simulação de regatas, largadas, treinos, palestras, vídeos e muito bate papo. As condições climáticas, normalmente encontradas nos meses de março e abril, são de temperatura ambiente e da água em torno de 28o C, com ventos variando entre 6 e 20 nós. Não é uma época de ventos muito fortes.
Além da participação do tricampeão mundial da modalidade, o Bimba, atleta brasileiro com o maior número de medalhas em Jogos Pan-americanos e com cinco olimpíadas no currículo em 25 anos de vela, a competição vai contar com presença do também velejador Fernando Pasqualin, medalha de bronze no Mundial de Raceboard, na Espanha, no ano passado, e técnico do velejador Bimba nas Olimpíadas de Londres, em 2012.