A Secretaria de Estado da Mulher (SEM-RJ) ampliou neste fim de semana a campanha “Não é Não! Respeite a decisão!” em dois grandes eventos do carnaval carioca. No sábado (08), a ação aconteceu no Ensaios da Anitta, na Marina da Glória, e no domingo (09), marcou presença no megabloco SeráQAbre?, que reuniu milhares de foliões no Centro do Rio e contou com a participação de Pabllo Vittar.
Ações da campanha nos blocos e eventos
No Ensaios da Anitta, cartazes e materiais informativos foram distribuídos em banheiros e espaços de grande circulação, alertando sobre o combate ao assédio e divulgando canais de denúncia.
Durante o megabloco SeráQAbre?, representantes da Secretaria da Mulher e do Programa Rio Sem LGBTIfobia, vinculado à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, subiram ao trio elétrico para reforçar a mensagem de respeito e segurança para todas as foliãs e foliões.
Equipes da SEM-RJ também distribuíram informações sobre o aplicativo Rede Mulher, que oferece ferramentas como acionamento direto da Central 190, registro de ocorrências online e solicitação de medidas protetivas.
Secretária reforça importância da campanha
Para a secretária de Estado da Mulher, Heloisa Aguiar, a campanha é essencial para garantir um carnaval seguro e sem assédio:
“O carnaval precisa ser um espaço de celebração, respeito e segurança. Estar em eventos como o Ensaios da Anitta e o megabloco SeráQAbre? nos permitiu amplificar essa mensagem para milhares de pessoas. Nossa presença nos trios e nas ruas é uma forma poderosa de conscientização”, afirmou.
O coordenador do Rio Sem LGBTIfobia, Victor Soares, também reforçou a importância da campanha para a população LGBTQIA+:
“O carnaval é um momento de alegria, festa, liberdade e inclusão. Diversidade e respeito são o verdadeiro significado do Rio Sem LGBTIfobia. Em casos de violência, estamos disponíveis 24 horas no Disque Cidadania e Direitos Humanos (0800 023 4567). Não se cale, conte com a gente”, destacou.
Protocolo ‘Não é Não! Respeite a decisão’ garante segurança
A campanha faz parte do Protocolo ‘Não é Não! Respeite a decisão’, um conjunto de medidas práticas para garantir mais segurança a mulheres em eventos públicos e privados.
Entre os recursos oferecidos, destaca-se o aplicativo Rede Mulher, que permite:
- Acionar a Central 190 da Polícia Militar em casos de emergência
- Fazer registro de ocorrência online
- Solicitar medidas protetivas
- Consultar endereços de centros de atendimento para mulheres
- Registrar “guardiões”, pessoas de confiança para serem alertadas em situações de risco
O aplicativo também possui um modo camuflado, garantindo maior discrição em situações de perigo.
Desde 2023, a Secretaria de Estado da Mulher tem ampliado sua presença em eventos culturais e esportivos, tornando o carnaval mais seguro e inclusivo para todas as mulheres.