A Campanha de Vacinação contra a gripe influenza em Cabo Frio, que estava programada para iniciar na próxima segunda-feira (25), teve o início adiado para quarta-feira, dia 27. As doses estarão disponíveis em 31 unidades de saúde, que funcionam de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h. Além disso, no dia 13 de abril, sábado, está programado um dia de mobilização nacional para intensificar a vacinação.
A imunização será destinada aos grupos prioritários definidos pelo Ministério da Saúde e se estenderá até o dia 31 de maio. Com uma meta de imunizar 90% da população de cada grupo prioritário, o objetivo da campanha é reduzir as complicações, internações e mortalidade decorrentes das infecções pelo vírus influenza, especialmente entre os grupos de maior vulnerabilidade.
Para receber a vacina, é necessário apresentar a caderneta de vacinação e um documento de identificação ou o cartão nacional do SUS.
Os grupos prioritários para a vacinação incluem crianças de 6 meses a 5 anos, 11 meses e 29 dias; idosos com 60 anos ou mais; gestantes; puérperas; indígenas; trabalhadores de saúde; professores; pessoas com deficiência permanente acima de 12 anos; adolescentes em medidas socioeducativas; população privada de liberdade; funcionários do sistema de privação de liberdade; forças armadas, de segurança e salvamento; pessoas em situação de rua; caminhoneiros; trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso; e trabalhadores portuários.