O calendário de vacinação este ano sofreu algumas alterações para não ter conflito com as datas da vacinação contra a COVID-19
A partir desta segunda-feira (12), inicia a campanha de vacinação contra a Gripe no Brasil. Neste ano, o calendário sofrerá algumas alterações para não ter confusão com o calendário da vacinação contra a COVID-19. Os idosos não serão os primeiros a ser vacinados, sendo assim, serão o segundo grupo a receber as doses, junto aos professores.
O período de ênfase à imunização vai até 9 de julho. Segundo recomendações do Governo Federal, as pessoas que fazem parte do grupo prioritário devem tomar primeiro a vacina contra a COVID-19 e depois a vacina contra a gripe. Também é recomendado que seja após um período de 15 dias entre uma vacina e outra.
Para não haver aglomerações nos postos de saúde, a imunização será dividida em três grupos prioritários. Primeiro serão vacinadas as crianças, gestantes, puérperas, povos indígenas e trabalhadores da saúde. O segundo grupo conta com os idosos e professores, e em terceiro grupo, estão os demais.
A Prensa questionou os municípios da Região dos Lagos e Costa do Sol sobre as campanhas nas cidades. As prefeituras de Rio das Ostras e Cabo Frio informam que, até o momento, aguardam o envio das vacinas que é feito pelo Ministério da Saúde. Em Rio das Ostras a vacinação tem a previsão de começar dia 19 de abril.
A Prensa entrou em contato com os outros municípios, mas não obteve resposta.
Por: Natalia Nabuco, estagiária sob supervisão da jornalista Débora Evelin.