Search
Degradê com CSS

Campanha da Fraternidade é alvo de críticas após apoiar luta LGBTQ+

Imagem: Redes Sociais | Reprodução
Imagem: Redes Sociais | Reprodução

Esta é a quinta edição da Campanha da Fraternidade Ecumênica. Tradicional ação católica irá discutir a luta das minorias

A Campanha da Fraternidade de 2021, tradicional cruzada promovida por grupos católicos se tornou alvo de comentários preconceituosos contra minorias. Ao anunciar o tema “Fraternidade e Diálogo: compromisso de amor”, a iniciativa expôs o intuito de apoiar a luta contra a violência sofrida pela população LGBTQ+, o que gerou revolta em cristãos mais conservadores.

Nas redes sociais, a página oficial do movimento têm recebido comentários maldosos, com ataques à igreja e ações de boicote. A iniciativa pede doações de fiéis para apoiar projetos da Igreja Católica. Neste ano, a proposta é promover debates sobre a inclusão das minorias e a violência direcionada a esses grupos.

A edição de 2020 não foi realizada por conta da pandemia do novo coronavírus. Em 2021, será a quinta vez que a campanha será feita de forma ecumênica, sendo organizada pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), em parceria com o Conselho Nacional das Igrejas Cristãs do Brasil (Batistas do Brasil, Igreja Episcopal Anglicana do Brasil,Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil, Igreja Presbiteriana Unida e Igreja Sirian Ortodoxa de Antioquia).

Nesta quarta-feira (17), a CNBB realizou uma transmissão ao vivo em comemoração à Quarta-feira de Cinzas, para marcar o início da quaresma e a abertura do movimento. O link pode ser encontrado no Facebook.

A Campanha da Fraternidade acontece desde o ano de 1962. Segundo a CNBB, em 2019, a última edição distribuiu pelo Fundo Nacional de Solidariedade (FNS) a quantia de R$3.814.139,81, não se incluindo nessa quantia o que foi destinado aos fundos diocesanos. Em 2020, como a arrecadação não pode ser realizada, com a colaboração da instituição alemã, Adveniat, 15 projetos receberam ajuda.

Em nota, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil destacou o parecer da Igreja quanto às questões que serão discutidas.

“Nos últimos dias, reações têm surgido quanto ao texto. Trazem preocupações com relação a aspectos específicos, a saber, as questões de gênero. A doutrina católica sobre as questões de gênero afirma que ‘gênero é a dimensão transcendente da sexualidade humana, compatível com todos os níveis da pessoa humana, entre os quais o corpo, a mente, o espírito, a alma. O gênero é, portanto, maleável sujeito a influências internas e externas à pessoa humana, mas deve obedecer a ordem natural já predisposta pelo corpo’ (Pontifício Conselho para a Família, Lexicon – Termos ambíguos e discutidos sobre família, vida e questões éticas., pág. 673)”.

Noticiário das Caravelas

Búzios Feed

As melhores experiências de Búzios em um só lugar! Descubra histórias, dicas e memórias inesquecíveis dessa cidade paradisíaca. Compartilhe seu momento e faça parte dessa viagem!

Matérias Relacionadas

SAÚDE | Búzios discute cultivo de Cannabis medicinal para fins terapêuticos

TRÂNSITO | Obras na RJ-102 alteram circulação em Búzios nesta quinta-feira

Sete são detidos em operação contra quadrilha que tentou matar idoso em Búzios

Sete presos e arma apreendida em operação no bairro José Gonçalves, em Búzios

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!