Segundo a SES, quem tomar a vacina contra a gripe deve esperar 15 dias para receber a dose contra Covid-19
A partir desta quarta-feira (14), tem início a campanha de vacinação contra a gripe (Influenza) em todo o estado. A Secretaria de Estado de Saúde (SES) informou que a expectativa é que sejam imunizadas 6,8 milhões de pessoas, o que corresponde a 90% dos grupos prioritários.
A campanha acontecerá em três etapas. A primeira fase vai até o dia 10 de maio e irá contemplar o primeiro grupos prioritário, sendo: crianças entre 6 meses e menores que 6 anos de idade, gestantes, puérperas, povos indígenas e trabalhadores da saúde.
Na segunda fase, os idosos maiores de 60 anos serão vacinados, assim como os professores. Já na terceira fase virão os demais grupos, incluindo pessoas com comorbidades (deficiência permanente), caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário, trabalhadores portuários, forças de segurança e salvamento, forças armadas, funcionários do Sistema de Privação de liberdade, população privada de liberdade e adolescentes e jovens em medidas socioeducativas.
Influenza X Covid-19
O médico sanitarista da SES Alexandre Chieppe explica que a pessoa que teve Covid-19 pode se vacinar contra influenza.
“São duas doenças completamente diferentes. O único cuidado é para que os dois imunizantes não sejam aplicados de forma simultânea. Foi definido em âmbito nacional que a vacina prioritária, neste momento, é a contra Covid, mas é necessário aguardar 15 dias entre a aplicação de uma e outra”, afirmou ele.
Quem tomar a vacina contra a gripe deve esperar 15 dias para receber a dose contra Covid-19; quem receber a primeira dose da CoronaVac precisa aguardar 45 dias para se vacinar contra gripe; já quem tomar a Oxford-AstraZeneca vai esperar 15 dias para ser vacinado contra gripe.
Pessoas com diagnóstico e/ou sinais sugestivos de gripe ou COVID-19 devem aguardar 15 dias após o fim dos sintomas para se vacinarem.