O curta-metragem “Caminhos de Yansã”, contemplado pela Lei Paulo Gustavo por meio da Secretaria de Cultura de Búzios, será exibido neste sábado (24), às 19h, na Escola de Música Tom Jobim. A exibição contará com performance de dança e percussão ao vivo dos artistas Jho Garcia e Victor Garcia, além de uma roda de conversa sobre ancestralidade e identidade cultural.
Dirigido por Julius Mac, o filme é uma homenagem à simbologia de Yansã — também conhecida como Oyá, orixá dos ventos, tempestades e transformação nas religiões de matriz africana, como o Candomblé e a Umbanda.
Segundo os realizadores, o projeto busca promover um mergulho sensível e poético nas camadas simbólicas associadas à figura sagrada, exaltando a força feminina, a coragem e a liberdade presentes na espiritualidade afro-brasileira. “Este não é um culto religioso, mas um gesto de respeito, um tributo à riqueza cultural afro-brasileira e ao legado que Yansã representa para tantos corpos e histórias atravessadas pelo vento da transformação”, destacam os autores do projeto.
Além da exibição do curta, o evento contará com uma roda de conversa com os artistas envolvidos, como Julius Macêdo, Jho Garcia, Victor Garcia e Ivy Brum, promovendo um espaço de troca e reflexão sobre memória, arte e resistência.
A produção conta ainda com o apoio de Chef Paulinha Alves e Eduardo Gomes, e integra o calendário cultural de maio da cidade.
Serviço
Exibição do curta “Caminhos de Yansã” + performance ao vivo + bate-papo
Sábado, 24 de maio de 2025
19h
Escola de Música Tom Jobim – Búzios/RJ
Entrada gratuita