Search
Degradê com CSS

Câmera de Vereadores de Macaé inicia sessão online após mais de um mês sem se reunir

WhatsApp Image 2020-05-19 at 15.51.31 (2)

Na primeira sessão em vídeo conferência transmitida ao vivo a pauta é a criação do Diário Oficial eletrônico

Após 36 dias sem sessão, a Câmara de Vereadores de Macaé retoma a atividade nesta quinta-feira (21), às 10h. Será a primeira reunião dos parlamentares por videoconferência transmitida no canal da Casa no Youtube. A pauta de estreia a criação do Diário Oficial eletrônico.

Segundo o legislativo, o Projeto de Lei 002/2020 é do executivo e, caso a proposta seja aprovada, será instituída a Imprensa Oficial Municipal por Meio Eletrônico, onde serão publicados todos os atos administrativos, incluindo portarias, decretos, licitações, editais, leis, entre outros, na internet e sem a necessidade de contratação de jornais impressos. A medida também contempla a Câmara.

O projeto foi recebido de forma positiva por todos os vereadores

“Com o diário oficial online o município terá uma economia de gastos com quantidade ilimitadas de publicações e também agilidade, sem custos adicionais”, explicou o presidente da Câmara, Eduardo Cardoso.

Mais de um mês de reunião ordinária da Casa Legislativa

A rotina da Câmara também foi alterada devido ao coronavírus

Recentemente, a Prensa fez uma reportagem falando sobre o silêncio da Câmara nesse período de pandemia quando debates precisam ser mais efetivos para buscar políticas públicas que amenizem os prejuízos gerados pela doença. Mesmo com a publicação no site oficial do legislativo do dia 18 de abril informando que estava sendo realizado os primeiros testes e que os 17 parlamentares haviam recebido treinamento, a sessão por videoconferência acontecerá 34 dias depois.

A demora em realizar as sessões ocorre porque no parágrafo único do Projeto de Resolução (PR) 004/2020 da Mesa Diretora aprovada pela Casa, no dia 13 de abril, diz que “as sessões em ambiente virtual terão caráter extraordinário, com pautas previamente definidas”. O vereador Maxwell Vaz disse em entrevista por telefone que fez uma emenda solicitado que as reuniões online ocorre também de forma ordinária, mas o assunto não entrou na pauta da próxima quinta.

“A votação ocorreu de forma rápida, sem que houvesse uma discussão prévia sobre o assunto. Mas ao analisar o documento, percebi a necessidade de manter as sessões semanais para fiscalizar as ações tomadas pelo do governo nesse momento de pandemia. Sugeri aos vereadores, mas o assunto não entrou em pauta”, explicou Maxwell.

O presidente da Câmara, Eduardo Cardoso, disse que “o momento é de manter o protagonismo do executivo e evitar pautas que promovam politicagem”.

O vereador Marcel Silvano traz o mesmo discurso do presidente e pontua que “no atual cenário deve haver um controle mais democrático das pautas, que sejam pactuadas pelas forças políticas da Casa e divulgadas antecipadamente à população. Isso pode evitar as pautas oportunistas, as descabidas e também manobras que venham prejudicar a população.
No mais, os vereadores podem combinar um calendário de sessões para deliberar sobre requerimentos e Projetos de Lei que dialoguem com a gravidade desse momento”, pontuou o vereador Marcel Silvano.

A população pode acessar o texto original do PLC 002/2020 pelo Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL).

Noticiário das Caravelas

Búzios Feed

As melhores experiências de Búzios em um só lugar! Descubra histórias, dicas e memórias inesquecíveis dessa cidade paradisíaca. Compartilhe seu momento e faça parte dessa viagem!

Matérias Relacionadas

Tricampeão Mundial de Longboard representa Búzios no REMA WSL Saquarema Surf Festival

Macaé publica primeira convocação do concurso público de 2024 com 100 novos chamados

Búzios tem 83% de ocupação hoteleira para Semana Santa e expectativa é de alta até o feriado

São Pedro realiza 1ª Feira Afro e Indígena com arte, ancestralidade e debate público

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!