A Câmara de Búzios discutiu em sua segunda sessão do ano, nesta quinta-feira (7), com a presença dos oito vereadores, e presidida pela vereadora Joice Costa (PP) projetos de lei como a regulamentação do uso de caçambas de aço no município e a indicação de cadastramento de profissionais de saúde no município.
Dois requerimentos, encaminhados ao prefeito André Granado (MDB), pelos vereadores Dida Gabarito (DEM) e Gladys Nunes (PROS) foram aprovados. O primeiro tratava da reforma dos pontos dos salva-vidas em todas as praias, inclusive em Tucuns e o segundo solicitando a presença do secretário municipal Junior Carvalho para explicações sobre o aumento nos valores do contrato de varrição e capina, aprovado na sessão extraordinária do último dia 28 de dezembro de 2018.
O Vereador Dom (PATRI) apresentou o Projeto de Lei nrº8/2019, que regulamenta o uso de caçamba de aço para armazenamento de até 5 metros cúbicos de entulho e materiais, usados para retirada de resíduos de construção e reformas, e também para a limpezas de lotes e quintais. Entre as observações, orienta-se que não deixem as caçambas em passeios públicos, apenas nos locais permitidos. Também recomenda-se o uso de cadeados para impedir o despejo de lixo residencial, e colocação de tampa de alumínio nas mesmas. Segundo Dom, as empresas estão sendo multadas pela Prefeitura por falta de lei específica.
A vereadora Gladys Nunes apresentou a indicação nrº2/2019, sugerindo ao Prefeito o credenciamento das pessoas físicas ou jurídicas para prestação de atendimento médico especializado na Secretaria de Saúde. Segundo a vereadora uma das maiores dificuldades da população está na marcação de consultas. “O executivo alega falta de profissionais na rede. Precisamos, então, de ajustes para o credenciamento desses profissionais, para acabar de vez com as filas” comentou a vereadora.Segundo requerimento obtidos, segundo a vereadora, “Para 14 mil mulheres em Búzios hoje, só existem 500 vagas mensais pra ginecologia. Consultas em urologia, para 14 mil homens, são apenas 120 por mês”.
Gladys também comentou a licitação proposta pelo Executivo para a contratação dos serviços em capina, varrição e limpeza de praias, marcada para o dia 01 de março, na sexta feira de carnaval,que será realizada na modalidade concorrência e está avaliada em 13 milhões anuais.
O vereador Dida Gabarito apresentou solicitação de reforma da Praça São Pedro e o vereador Valmir Nobre (PRB) , pediu providências para a construção de ciclovia entre o pórtico e o Cruzeiro, ao longo da Avenida José Bento Ribeiro Dantas. Segundo o vereador, a ciclovia aumentará a segurança dos ciclistas, até o transito fluirá melhor. Já o vereador apresentou solicitação para revitalização, modernização e paisagismo da orla marítima.
As sessões ordinárias da Câmara de Búzios acontecem às terças-feiras das 18h as 19h e quintas das 10h as 12h. As sessões podem ser acompanhadas através de link disponibilizado no site oficial da casa. Acesse Aqui