Menu

Cidades

Câmara Municipal de Cabo Frio retorna do recesso com sessão acalorada

luis gerldo

O retorno dos trabalhos na Câmara Municipal de Cabo Frio, nesta terça-feira (05), foi acalorado. Em sessão solene com cerca de 1h30 de duração, os vereadores usaram a tribuna para fazer cobranças, saudar o novo presidente da casa, Luis Geraldo e também, para trocar farpas.

Adversários políticos, os vereadores Jeferson Vidal (PSC) e Wanderly Bento (PMB) promoveram o primeiro embate da noite, levando a assistência aos gritos, aplausos e vaias a cada fala dos edis. Em resposta ao vereador Jeferson Vidal, que questionou a falta de transparência no governo Adriano quanto a arrecadação, Bento respondeu que foi eleito vereador para defender políticas públicas e que não estava ali para mandar indiretas. E em resposta, Bento pediu parte para réplica, questionando se a carapuça lhe serviu.

O vereador Miguel Alencar (PPS), líder da oposição, usou a tribuna para questionar a fala do vereador Wanderley, quando citou que Vidal estava se comportando “Como mulherzinha”. Alencar lembrou que esse tipo de colocação não cabe ao vereador e deve ser evitada. E lembrou que junto com o vereador Rafael Peçanha, vai buscar assinaturas para abertura da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Hospital da Mulher. “É preciso que a casa se una pelas pautas da cidade”, completou o vereador.

Em uma parte,o vereador Wagne Simão (PPS), propôs que o governo oferecesse um plano de saúde, pago pelo governo, a cada cidadão cabofriense, baseado no orçamento da saúde. E lembrou que a casa deve estar atenta ao que os cidadão estão cobrando do poder público.

O presidente da casa, eleito para o biênio 2019/2020,  Luis Geraldo (PRB), lembrou o que diz o regimento da casa, relacionado ao tratamento dispensando entre os vereadores no uso da Tribuna. “Peço aos vereadores que observem a forma de tratamento, porque estamos em um espaço onde somos os representantes legais da população”, pediu.

A vereadora Letícia Jotha (PSC), falou sobre as questão dos vigias das escolas que não passaram no Processo Seletivo da Educação, e se posicionou na defesa dos servidores. E comentou que tem conversado com a Secretaria, tentando uma conciliação para que, “Nenhuma família fique desempregada. Eu não saio de uma batalha, sem um sim ou um não”, completou. E pediu respeito no tratamento da população com os vereadores. “Respeito acima de tudo”, disse.

Vereador Edilan do Celular (PRP) protocolou pedido para que a Secretaria de Edcucação reconsidere os candidatos ao Processo Seletivo que não conseguiram permanecer durante a apresentação de documentos. A vereadora Leticia Jotha, lembrou que também protocolou junto ao Ministério Público (MP) pedido de cancelamento do Processo Seletivo, por achar, segundo ela, desumano o processo.

O vereador Adeir Novaes (PRB) lembrou a necessidade de atenção ao Hospital de Tamoios, e cobrou que uma ambulância, das oito que o município dispõe, seja disponibilizada para aquela localidade. E pediu atenção ao segundo distrito, para que o prefeito visite mais vezes, aproveitando a presença do vice prefeito Felipe Monteiro (PCdoB).

O líder da oposição, Rafael Peçanha (PDT), usou a tribuna para salientar a impressão o fato de que depois do recesso, nada mudou ou mudou para pior, na cidade. A UPA com falta de estrutura, a questão dos vigias, segundo o vereador covardia e não economia. “Estamos debatendo esses temas desde antes do recesso. Todas as desculpas são inviáveis”. Existe, segundo o vereador, uma questão relacionada à comunicação do governo, “A comunicação grava um vídeo do prefeito como se ele não soubesse de nada, e se ele não sabe de nada, ele não é prefeito. Se ele sabe e não faz, é incompetente”, completou.

O presidente da casa Luis Geraldo também fez uso da tribuna com considerações sobre o governo e falou sobre os rumos da sua gestão nos próximos meses. E que não fará uma gestão intransigente mas que precisa ser convencido dos temas. E ainda, prometeu estar próximo ao secretário de saúde, cobrando e fiscalizando todas as unidades de saúde.

As sessões ordinárias da Casa Legislativa retornam na quinta-feira (8) para discussão e votação das propostas apresentadas pelos vereadores. A sessão pode ser assistida na íntegra clicando aqui.

 

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Faça parte da nossa comunidade no Whatsapp e Telegram:

Se você quer participar do nosso grupo, a gente vai te contar como vai ser agorinha mesmo. Se liga:

  • As nossas matérias chegam pra você a cada 1h, de segunda a sábado. Informações urgentes podem ser enviadas a qualquer momento.
  • Somente os administradores podem mandar os informes e realizar alterações no grupo. Além disso, estamos sempre monitorando quem são os participantes.
  • Caso tenha alguma dificuldade para acessar o link das matérias, basta adicionar o número (22) 99954-6926 na sua lista de contatos.

Nos ajude a crescer, siga nossas redes Sociais: Facebook, Instagram, Twitter e Tik Tok e Youtube

Veja Também

Grupo Bz promove rifa solidária em apoio às vítmas das chuvas no Rio Grande do Sul

Morador de Manguinhos denuncia vazamento de água

Escola de Artes e Ofícios Zanine em Búzios promove Experiências Criativas para Adultos

Búzios promove terceiro encontro do Seminário Abolição da Escravatura