O retorno dos trabalhos na Câmara Municipal de Cabo Frio, nesta terça-feira (05), foi acalorado. Em sessão solene com cerca de 1h30 de duração, os vereadores usaram a tribuna para fazer cobranças, saudar o novo presidente da casa, Luis Geraldo e também, para trocar farpas.
Adversários políticos, os vereadores Jeferson Vidal (PSC) e Wanderly Bento (PMB) promoveram o primeiro embate da noite, levando a assistência aos gritos, aplausos e vaias a cada fala dos edis. Em resposta ao vereador Jeferson Vidal, que questionou a falta de transparência no governo Adriano quanto a arrecadação, Bento respondeu que foi eleito vereador para defender políticas públicas e que não estava ali para mandar indiretas. E em resposta, Bento pediu parte para réplica, questionando se a carapuça lhe serviu.
O vereador Miguel Alencar (PPS), líder da oposição, usou a tribuna para questionar a fala do vereador Wanderley, quando citou que Vidal estava se comportando “Como mulherzinha”. Alencar lembrou que esse tipo de colocação não cabe ao vereador e deve ser evitada. E lembrou que junto com o vereador Rafael Peçanha, vai buscar assinaturas para abertura da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Hospital da Mulher. “É preciso que a casa se una pelas pautas da cidade”, completou o vereador.
Em uma parte,o vereador Wagne Simão (PPS), propôs que o governo oferecesse um plano de saúde, pago pelo governo, a cada cidadão cabofriense, baseado no orçamento da saúde. E lembrou que a casa deve estar atenta ao que os cidadão estão cobrando do poder público.
O presidente da casa, eleito para o biênio 2019/2020, Luis Geraldo (PRB), lembrou o que diz o regimento da casa, relacionado ao tratamento dispensando entre os vereadores no uso da Tribuna. “Peço aos vereadores que observem a forma de tratamento, porque estamos em um espaço onde somos os representantes legais da população”, pediu.
A vereadora Letícia Jotha (PSC), falou sobre as questão dos vigias das escolas que não passaram no Processo Seletivo da Educação, e se posicionou na defesa dos servidores. E comentou que tem conversado com a Secretaria, tentando uma conciliação para que, “Nenhuma família fique desempregada. Eu não saio de uma batalha, sem um sim ou um não”, completou. E pediu respeito no tratamento da população com os vereadores. “Respeito acima de tudo”, disse.
Vereador Edilan do Celular (PRP) protocolou pedido para que a Secretaria de Edcucação reconsidere os candidatos ao Processo Seletivo que não conseguiram permanecer durante a apresentação de documentos. A vereadora Leticia Jotha, lembrou que também protocolou junto ao Ministério Público (MP) pedido de cancelamento do Processo Seletivo, por achar, segundo ela, desumano o processo.
O vereador Adeir Novaes (PRB) lembrou a necessidade de atenção ao Hospital de Tamoios, e cobrou que uma ambulância, das oito que o município dispõe, seja disponibilizada para aquela localidade. E pediu atenção ao segundo distrito, para que o prefeito visite mais vezes, aproveitando a presença do vice prefeito Felipe Monteiro (PCdoB).
O líder da oposição, Rafael Peçanha (PDT), usou a tribuna para salientar a impressão o fato de que depois do recesso, nada mudou ou mudou para pior, na cidade. A UPA com falta de estrutura, a questão dos vigias, segundo o vereador covardia e não economia. “Estamos debatendo esses temas desde antes do recesso. Todas as desculpas são inviáveis”. Existe, segundo o vereador, uma questão relacionada à comunicação do governo, “A comunicação grava um vídeo do prefeito como se ele não soubesse de nada, e se ele não sabe de nada, ele não é prefeito. Se ele sabe e não faz, é incompetente”, completou.
O presidente da casa Luis Geraldo também fez uso da tribuna com considerações sobre o governo e falou sobre os rumos da sua gestão nos próximos meses. E que não fará uma gestão intransigente mas que precisa ser convencido dos temas. E ainda, prometeu estar próximo ao secretário de saúde, cobrando e fiscalizando todas as unidades de saúde.
As sessões ordinárias da Casa Legislativa retornam na quinta-feira (8) para discussão e votação das propostas apresentadas pelos vereadores. A sessão pode ser assistida na íntegra clicando aqui.