Ouça agora
Getting your Trinity Audio player ready...
|
A Secretária de Educação, Elicéa da Silveira, apresentou dados sobre a involução de matrículas na unidade desde 2012
A Câmara Municipal de Cabo Frio realizou um debate na sexta-feira (11) sobre a Escola Municipal Américo Vespúcio, no bairro Parque Burle. A unidade escolar tem apresentado diminuição gradativa na quantidade de matrículas desde o ano de 2012, o que pode vir a resultar no encerramento das turmas, com remanejamento dos alunos para unidades próximas, para nova utilização ao prédio. A equipe da Secretaria de Educação de Cabo Frio, representada pela gestora da pasta, Elicéa da Silveira, participou das discussões no legislativo.
Na ocasião, Elicéa abriu o debate apresentando os dados levantados pela Secretaria de Educação e enfatizou que a pasta vem analisando os dados e buscando, junto à equipe técnica, quais soluções podem adotar para manter as atividades na unidade. De acordo com a secretária, atualmente, 284 alunos estão matriculados no Américo Vespúcio, o que representa 24% da capacidade da escola.
“Acho muito importante que a gente se baseie em dados. Eu administro baseada em números, não em achismos ou no que penso sobre determinado assunto, e sim o que os dados me mostram. É claro que não podem ser dados frios e isolados, mas sim dentro de um contexto. A rede municipal precisa de uma reorganização, não é possível continuarmos abrindo escolas de forma desordenada, sem estudo cientifico”, enfatizou Elicéa.
Após a explicação e apresentação dos dados, fizeram uso da palavra a diretora da unidade escolar, Marcia Pinho; o representante do Sindicato Estadual dos Profissionais de Educação – Núcleo Lagos (Sepe Lagos), Augusto Rosa; e a representante da comunidade escolar, professora Elisângela, servidora da escola há 19 anos.
Os vereadores Rodolfo Machado, presidente da Comissão; Leo Mendes, Felipe Fernandes, Jean da Autoescola, Josias da Swell, Douglas Felizardo, Alexandre da Colônia, Roberto Jesus e Thiago Vasconcelos também fizeram uso da palavra durante o debate. Estava presente também o presidente do legislativo, Miguel Alencar.
A unidade atende estudantes do 6º ao 9º ano. Além da baixa demanda, o prefeito José Bonifácio explicou durante a live da Prensa que a manutenção da estrutura tem alto custo e assumiu que a escola pode ser a nova sede da Secretaria de Educação ou até mesmo ser cedida para implantação de alguma universidade.
A notícia do possível encerramento das turmas gerou indignação de servidores, pais, alunos e moradores do entorno. A comunidade escolar organizou um abraço simbólico no prédio no dia 22 de fevereiro. A gestão da Secretaria reforçou que nenhuma decisão sobre a transferência de alunos será tomada sem discussão com a comunidade escolar e sem divulgação prévia.
Um novo encontro da Casa Legislativa será agendado para dar continuidade às discussões. O debate está disponível na página de facebook da Câmara Municipal (https://www.facebook.com/CamaraCaboFrio/videos/309751691142955).