Search

Câmara Municipal de Cabo Frio realiza debate sobre Escola Américo Vespúcio

Desde fevereiro, a comunidade escolar está em discussão de um possível remanejamento dos alunos para outras escolas, devido à baixa de matrículas. Foto Divulgação
Desde fevereiro, a comunidade escolar está em discussão de um possível remanejamento dos alunos para outras escolas, devido à baixa de matrículas. Foto Divulgação
Ouça agora
Getting your Trinity Audio player ready...

A Secretária de Educação, Elicéa da Silveira, apresentou dados sobre a involução de matrículas na unidade desde 2012

A Câmara Municipal de Cabo Frio realizou um debate na sexta-feira (11)  sobre a Escola Municipal Américo Vespúcio, no bairro Parque Burle. A unidade escolar tem apresentado diminuição gradativa na quantidade de matrículas desde o ano de 2012, o que pode vir a resultar no encerramento das turmas, com remanejamento dos alunos para unidades próximas, para nova utilização ao prédio. A equipe da Secretaria de Educação de Cabo Frio, representada pela gestora da pasta, Elicéa da Silveira, participou das discussões no legislativo.

Na ocasião, Elicéa abriu o debate apresentando os dados levantados pela Secretaria de Educação e enfatizou que a pasta vem analisando os dados e buscando, junto à equipe técnica, quais soluções podem adotar para manter as atividades na unidade. De acordo com a secretária, atualmente, 284 alunos estão matriculados no Américo Vespúcio, o que representa 24% da capacidade da escola.

Elicéa abriu o debate apresentando os dados levantados pela Secretaria de Educação. Foto Divulgação

“Acho muito importante que a gente se baseie em dados. Eu administro baseada em números, não em achismos ou no que penso sobre determinado assunto, e sim o que os dados me mostram. É claro que não podem ser dados frios e isolados, mas sim dentro de um contexto. A rede municipal precisa de uma reorganização, não é possível continuarmos abrindo escolas de forma desordenada, sem estudo cientifico”, enfatizou Elicéa.

Após a explicação e apresentação dos dados, fizeram uso da palavra a diretora da unidade escolar, Marcia Pinho; o representante do Sindicato Estadual dos Profissionais de Educação – Núcleo Lagos (Sepe Lagos), Augusto Rosa; e a representante da comunidade escolar, professora Elisângela, servidora da escola há 19 anos.

Os vereadores Rodolfo Machado, presidente da Comissão; Leo Mendes, Felipe Fernandes, Jean da Autoescola, Josias da Swell, Douglas Felizardo, Alexandre da Colônia, Roberto Jesus e Thiago Vasconcelos também fizeram uso da palavra durante o debate. Estava presente também o presidente do legislativo, Miguel Alencar.

A unidade atende estudantes do 6º ao 9º ano.  Além da baixa demanda, o prefeito José Bonifácio explicou durante a live da Prensa que a manutenção da estrutura tem alto custo e assumiu que a escola pode ser a nova sede da Secretaria de Educação ou até mesmo ser cedida para implantação de alguma universidade.

A notícia do possível encerramento das turmas gerou indignação de servidores, pais, alunos e moradores do entorno. A comunidade escolar organizou um abraço simbólico no prédio no dia 22 de fevereiro. A gestão da Secretaria reforçou que nenhuma decisão sobre a transferência de alunos será tomada sem discussão com a comunidade escolar e sem divulgação prévia.

Um novo encontro da Casa Legislativa será agendado para dar continuidade às discussões. O debate está disponível na página de facebook da Câmara Municipal (https://www.facebook.com/CamaraCaboFrio/videos/309751691142955).

Noticiário das Caravelas

Matérias Relacionadas

RO e Casimiro de Abreu anunciam shows de Paralamas e Nando Reis no Sesc Verão 2025 em coletiva de imprensa

Diego Neves assume Esportes em Búzios e amplia influência do grupo de André Granado no Governo

Chuva intensa deixa pontos de alagamentos em Búzios: 70% da média prevista para janeiro em apenas duas horas

Alta demanda por leitos no HMRP expõe desafios da saúde em Búzios durante o verão

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!

Rolar para cima