Evento é uma ação alusiva à Campanha “Maio Laranja” e acontece nesta quarta-feira (18)
A Câmara Municipal de Búzios realiza nesta quarta-feira (18) uma ação alusiva à Campanha “Maio Laranja”, mês de conscientização, prevenção, orientação e combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes. O evento será um Fórum de Debates, às 10h, no plenário, com transmissão ao vivo no Facebook.
Estarão presentes psicólogo, psicanalista, assistente social, representantes da OAB, pedagogo, conselheiro tutelar e representantes das secretarias da Mulher e de Desenvolvimento Social de Búzios.
O Fórum de Debates será promovido pelo vereador Victor Santos, autor da Lei do Maio Laranja (Lei 1.736, de 20 de abril de 2022), aprovada no dia 20 de abril.
De acordo com a lei, no mês de maio o município promoverá campanhas com o objetivo de mobilizar, sensibilizar, informar e convocar a sociedade a participar da luta em defesa dos direitos da criança e do adolescente.
Além disso, deverão em todas as escolas particulares e públicas afixar cartazes durante todo o ano letivo, contendo informações: número do Conselho Tutelar e Delegacia da Mulher; “Disk 100” para denúncia de abuso, violência e assédio sexual infanto-juvenil; mensagens e informações que contribuam para que as vítimas realizem as denúncias sofridas.
Nesta terça-feira (17), a coordenadora da Criança e Adolescente de Búzios, Érika Rodrigues, realizou uma palestra no Colégio Estadual João de Oliveira Botas sobre abuso sexual na internet. Além disso, na semana passada, os Centros de Referência da Assistência Social da Rasa e de Cem Braças, receberam o delegado da Polícia Federal, Clayton Bezerra, para uma palestra com o tema “Pedofilia e Internet: ameaça real”.