Pular para o conteúdo
Search
Degradê com CSS

Câmara de Macaé confirma comitiva para representar o município na COP30 em Belém do Pará

Presidente Alan Mansur anuncia participação de vereadores no evento climático global e celebra aprovação do novo PCCV do Legislativo
Câmara de Macaé formará comitiva para participar da COP30 em Belém e aprova novo plano de carreira dos servidores / foto divulgação
Câmara de Macaé formará comitiva para participar da COP30 em Belém e aprova novo plano de carreira dos servidores / foto divulgação

A Câmara Municipal de Macaé participará da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP30), que acontecerá em Belém do Pará, de 10 a 21 de novembro de 2025. O anúncio foi feito pelo presidente da Casa, Alan Mansur (Cidadania), durante a sessão desta terça-feira (21). A conferência reunirá representantes de mais de 60 países para debater soluções para a crise climática e estratégias de sustentabilidade global.

A comitiva macaense será composta pelos vereadores Ricardo Salgado (MDB), Leandra Lopes (PT) e Luciano Diniz (Cidadania), além do próprio presidente. Mansur destacou que a presença do Legislativo no evento é uma oportunidade para trazer experiências e ideias aplicáveis ao contexto local. “Participar dos debates também pode trazer boas ideias a serem implementadas em Macaé”, afirmou o presidente.

Durante a sessão, os parlamentares ressaltaram o papel de Macaé na discussão ambiental, por ser um dos principais polos de exploração de petróleo do país. Ricardo Salgado mencionou o debate em torno da licença concedida à Petrobras para estudos de exploração na Foz do Rio Amazonas, área de alta sensibilidade ambiental. “Vivenciamos em Macaé a busca pelo equilíbrio entre o desenvolvimento econômico e a preservação ambiental”, disse.

Para Luciano Diniz, a delegação macaense poderá contribuir com uma visão mais madura sobre o desenvolvimento sustentável. “Sofremos com o crescimento econômico e populacional desordenado, mas agora temos expertise para buscar avanços mais efetivos”, comparou, lembrando a ECO-92, conferência da ONU realizada há mais de 30 anos no Rio de Janeiro.

A vereadora Leandra Lopes destacou a importância de considerar os impactos sociais e ambientais sobre os povos indígenas da região amazônica. “A Foz do Rio Amazonas é berço de uma biodiversidade única. Os impactos da exploração de petróleo devem ser analisados com responsabilidade”, alertou.

Valorização dos servidores

A sessão também foi marcada pela aprovação do Projeto de Lei Complementar do Legislativo (PLCL) 01/2025, que revisa o Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos (PCCV) dos funcionários efetivos da Câmara de Macaé. O texto garante progressão funcional e corrige distorções históricas.

Alan Mansur afirmou que a valorização dos servidores era uma das metas de sua gestão. “Não é favor algum, é dever. Eles merecem”, declarou.

Luciano Diniz elogiou a medida e lembrou a dedicação dos servidores. “São profissionais que há décadas se dedicam à Casa. O novo plano consolida uma conquista justa e duradoura”, concluiu.

Octavio Raja gabaglia

Octavio Raja Gabaglia, o carismático Otavinho, é um nome que ressoa nas praias, encostas e telhados de Búzios. Esse arquiteto genial, conhecido pelo bom papo e pela mente afiada, conseguiu, com engenhosidade, domar os ventos, convidar a luz do sol para habitar as casas com gentileza, além de convencer a paisagem exuberante a fazer parte de sua obra.

Noticiário das Caravelas

Búzios Feed

As melhores experiências de Búzios em um só lugar! Descubra histórias, dicas e memórias inesquecíveis dessa cidade paradisíaca. Compartilhe seu momento e faça parte dessa viagem!

Matérias Relacionadas

Morre Lô Borges, um dos criadores do Clube da Esquina, aos 73 anos

Lista com perfil dos mortos na Operação Contenção; 95% ligados ao Comando Vermelho

Pixote é atração principal do aniversário de 30 anos de Búzios

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

[mailpoet_form id="2"]